Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Renato Câmara abre diálogo com a SED e reivindica por Aquidauana

Publicado em 04/12/2019 Editoria: Educação


O deputado estadual Renato Câmara (MDB) depois de atender uma comissão de pais de alunos e professores da Escola Estadual Felipe Orro localizada na vila Santa Terezinha em Aquidauana tomou a iniciativa de protocolizar pessoalmente com a Secretária de Estado de Educação Maria Cecília Amendola da Motta um documento contendo reivindicações que se atendidas contribui de forma positiva com a educação no município de Aquidauana e de outros municípios citados no oficio.
 
Na manhã de ontem, terça-feira, o parlamentar a pedido do suplente de vereador pelo MDB de Aquidauana Sargento Gilberto Cruz que se mostra preocupado com a questão, agendou uma reunião de representantes deste importante estabelecimento escolar com a Secretária Estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta.
 
A reunião ocorreu por volta das 9 horas na sede da Secretaria de Estado de Educação no Parque dos Poderes em Campo Grande e contou com a presença do deputado Renato Câmara (MDB), o suplente de vereador Sargento Cruz, pais de alunos da unidade escolar Carla Arimura, Edna e Tomaz Santos, além da Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Felipe Orro Sara Borges, a Secretária de Estado de Educação Maria Cecília Amendola da Motta e a professora Soraya.
 
Em discussão a ampliação de oferta de vagas no Ensino Integral na referida escola localizada em Aquidauana, o que atende os anseios da comunidade da vila Santa Terezinha e adjacências.
 
Em sua fala, o deputado Renato Câmara fez questão de enfatizar a necessidade da manutenção do ensino integral na escola em questão, bem como a necessidade da ampliação de ofertas de vagas tendo em vista a confirmação da existência de demanda reprimida na região, fato confirmado pelos pais de alunos presentes na reunião.
 
 
Segundo o suplente de vereador Gilberto Cruz (Sargento da Reserva do Exército Brasileiro) os representantes dos pais de alunos puderam expor na reunião o reconhecimento ao Governo do Estado pela importância da implantação do ensino integral para seus filhos, bem como pela qualidade do ensino oferecido pela equipe eficiente e dedicada da Escola Estadual Felipe Orro. “Essa unidade escolar é de fundamental importância para o nosso bairro, por isso este pedido de socorro pelo não fechamento ou mesmo redução do numero de vagas no ensino integral”, enfatizou o Sargento Cruz.
 
A Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amendola da Motta pontuou que as referidas vagas no EMTI - Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Estadual Felipe Orro estaria sendo suprimida a pedido e que tal fato está na contramão da política do governo que pretende até 2024, integralizar a oferta em 85%. 
 
Por conta desta intervenção por parte do deputado Renato Câmara com o aval de representantes da comunidade aquidauanense e da escola, o tema seguirá para análise no sentido também de se estender a oferta para os anos finais do Ensino Fundamental I.
 
A Secretária de Estado de Educação Maria Cecília Amendola da Motta ao finalizar a reunião esclareceu que a Matricula Digital na Rede Estadual de Ensino já está disponível e marca a ampliação da rede de atendimento para a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). “Hoje com 33 unidades o EMTI saltará para 46 escolas no início de 2020. Serão 13 escolas com a modalidade implementada em dez municípios”.
 
Com esse incremento, a partir do próximo ano, o EMTI estará presente em 22 municípios – alguns com mais de uma escola, sendo eles Aquidauana, Amambai, Anastácio, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Campo Grande (14), Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados (3), Jardim, Maracaju, Miranda, Naviraí (2), Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã (2), Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Três Lagoas (2).