Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Reformas do Museu e do Mercadão de Aquidauana reforçam a economia

Publicado em 18/01/2020 Editoria: Arte e Cultura


Preservar a história e a memória de uma cidade é um grande desafio. Dois importantes prédios históricos de Aquidauana serão reformados: o Museu de Arte Pantaneira ‘Manoel Antônio Paes de Barros’ e o Mercadão Municipal. 
 
As duas reformas serão feitas com recursos destinados pelo Ministério do Turismo, viabilizados pelo deputado federal Beto Pereira em atendimento aos projetos apresentados pelo prefeito Odilon Ribeiro. Para o museu serão destinados R$ 241 mil reais e para reformar o Mercadão Municipal de Aquidauana serão mais R$ 480 mil.
 
Na manhã de hoje, 17, durante agenda em Aquidauana, o prefeito Odilon Ribeiro convidou o deputado Beto Pereira para visitar as instalações do museu e do mercadão, onde conversaram com a comunidade, com comerciantes e servidores que conhecem a história dos dois locais. 
 
Em Aquidauana, as vastas bancas de verduras, os açougues fartos, o sabor do pastel, da coxinha e o aroma dos temperos e ervas que o mercadão tem marcam a história de muitas famílias. E o Museu de Arte Pantaneira rememora os vernissages, cantatas, exposições e ajuda a contar a valente história de Aquidauana, desde o uno Mato Grosso. 
 
“Aquidauana verá as reformas acontecerem ainda em 2020, vamos trabalhar para ajudar a transformar esse lugar, essa quentura toda que espanta as pessoas, que prejudica o comércio aqui, vamos deixar esse lugar bonito e atrativo para a alegria dos comerciantes, da comunidade e de quem vier visitar esse lugar histórico e forte no coração da nossa cidade”, afirmou o prefeito Odilon.
 
O prefeito Odilon destacou que essas duas obras serão transformadoras e irão ajudar a preservar a história desses dois prédios importantes para a cultura, turismo, história e renda da cidade. “O museu é a nossa conexão entre passado, presente e futuro da nossa cidade. É lugar de fomentar a curiosidade, a pesquisa e de educar”, completou.
 
Por fim, o prefeito afirmou estar radiante com a liberação dos recursos para essas duas obras e agradeceu ao deputado federal Beto Pereira pela viabilização dos recursos. “Agradeço ao deputado Beto Pereira que nos colocou, eu, vereador Anderson Meireles, Dr. Heber e o secretário Ronaldo de frente com o Ministro do Turismo, em Brasília, para pedirmos por esses recursos. Parceria e força de vontade fazem toda a diferença para nós, para que tudo isso aqui aconteça”, finalizou o prefeito.
 
O deputado Beto Pereira disse que é motivo de satisfação conhecer um pouco da história do Mercadão Municipal, saber da relevância que ele tem para o comércio e a história da cidade e o Museu como patrimônio aquidauanense tão querido pela população. “Vimos que todos tem aprovado com alegria a notícia da reforma do Museu e do Mercadão Municipal. Isso significa que esses dois lugares são queridos pelo povo daqui e que, além de históricos, tem importância econômica, cultural e turística. Eu faço questão de poder ajudar o prefeito Odilon a realizar mais essas duas obras, que irão somar e muito na missão de colocar Aquidauana na rota turística”, afirmou o deputado.
 


› FONTE: Agecom