Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mês da Mulher: Presidente ressalta força e lutas das mulheres

Publicado em 10/03/2020 Editoria: Política


Na manhã desta terça-feira (10), as mulheres foram protagonistas de sessão solene em homenagens ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do Troféu Celina Jallad. Em nome dos deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), discursou em agradecimento à força das mulheres e relembrou as lutas que o público feminino enfrenta diariamente.
 
“Esta sessão solene é a oportunidade para afirmar que este Parlamento tem se empenhado na confirmação e ampliação dos direitos e prerrogativas da mulher, referendado na edificação constante das leis e garantias por elas próprias conquistadas em luta permanente. Luta tantas vezes desigual, diante de um machismo arraigado, que teima em resistir mesmo nas esferas socioeconômicas e políticas tidas como mais elevadas”, destacou o presidente.
 
Em seu discurso, o parlamentar fez questão de citar a desigualdade ainda presente entre homens e mulheres nas oportunidades de trabalho, na diferença de remuneração, na dificuldade de acesso à formação profissional, nas jornadas duplas ou triplas, preconceitos e o drama social ainda mais perverso às mulheres trabalhadoras da zona rural, indígenas e afrodescendentes.
 
“O feminicídio que nos envergonha como seres humanos é filho nefasto da perversão infame de muitos homens para os quais a mulher é sua propriedade. Combatê-lo, por todos os meios e com todas as forças é uma tarefa civilizatória, dever social e humano de todos nós”, considerou Paulo Corrêa.
 
O presidente ainda relembrou que o Parlamento Sul-mato-grossense não conta com representantes do sexo feminino. “Tão lamentável ausência pesa sobre o conjunto de todos nós, portanto o reconhecimento que hoje este Poder Legislativo rende a todas as mulheres, agraciadas com a honraria Celina Jallad, esta que engrandece a nossa história como referência de estatura política, de sensibilidade feminina e heroica determinação diante dos desafios que a vida lhe impôs. Além disso, todos os deputados aqui são casados, isso quer dizer que quem manda nos 24 são elas, apesar de que alguns aqui neguem”, disse o deputado.
 

Ao todo, 24 mulheres receberam flores e o Troféu Celina Jallad, instituído pela Resolução 3/2011, em homenagem à deputada estadual e primeira mulher a fazer parte do grupo de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), falecida em 28 de fevereiro de 2011. 


› FONTE: AL MS