Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

COVID-19: mutirão médico e testagem nas aldeias de Aquidauana

Publicado em 07/08/2020 Editoria: Saúde


Aldeias de Aquidauana recebem mutirão de atendimentos médicos e testagem para enfrentamento ao coronavírus
 
De 06 a 08 de agosto, as aldeias indígenas do Distrito de Taunay e da região do Limão Verde estão recebendo um mutirão de atendimentos médicos, de enfermagem e de testagem para coronavírus, para todos os indígenas, evitando que eles se desloquem das aldeias para a área urbana, além de facilitar o acesso até os idosos, que são um número expressivo dentro das aldeias.
 
O prefeito Odilon Ribeiro junto com a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Franco e o Cel. Robson Santos da Silva, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, o Cel. Alexandre Costa -  comandante do 9º BECmb, estiveram acompanhando in loco nas aldeias a realização dos atendimentos médicos.
 
Além dos atendimentos médicos e de enfermagem, os indígenas também estão sendo testados em testes rápidos e com coleta de SWAB, para teste RT-PCR e, conforme a avaliação médica, eles também recebem a medicação e já são instruídos sobre o isolamento domiciliar e distanciamento social.
 
A Prefeitura de Aquidauana tem 03 equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuando nas aldeias, disponibilizou a EPIs, viabilizou toda a alimentação para todos os profissionais e militares que estão trabalhando na missão de saúde e também está dando suporte logístico para atendimento nas escolas.
 
As marmitas são organizadas e transportadas pela equipe do Exército até os pontos de atendimento médico.
As escolas indígenas estão servindo de suporte para os atendimentos médicos e testagem, que funcionam das 7h às 18h. Além disso, uma equipe volante da SESAI tem feito as visitas domiciliares, aos indígenas com dificuldade de locomoção ou acamados, que não podem ir até as escolas para a testagem. 
 
“Nós avaliamos que as aldeias estão sendo bem atendidas na saúde, graças a essa força-tarefa da prefeitura, do exército, Governo do Estado e da SESAI. As nossas famílias indígenas nas aldeias estão sendo socorridas e esperamos diminuir, mitigar o vírus dentro das aldeias. Uma força-tarefa para salvar vidas”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
Nas rádios comunitárias dentro das aldeias, as lideranças indígenas e caciques estão conclamando a comunidade para que aproveitem o mutirão de médicos e enfermeiros, para que ninguém fique sem ir se consultar e fazer os testes de Covid-19.
 
O Cel. Robson Santos, da SESAI nacional, avaliou como positiva a ação integrada nas aldeias e enfatizou que nas visitas às reservas indígenas pelo Brasil, é a primeira vez que vê o suporte de saúde de uma prefeitura dedicado à comunidade indígena, como tem sido feito em Aquidauana e, afirmou que, identificou as demandas e reivindicações da comunidade indígena e serão tomadas providências para melhorar os atendimentos da SESAI.
“Uma série de medidas estão sendo tomadas pela SESAI para melhorar a estrutura da SESAI nas aldeias de Aquidauana. Nessa força-tarefa médica, junto com a prefeitura, o Governo do Estado e o Exército, via Operação Covid-19, do Ministério da Defesa, estamos dentro das aldeias para socorrer as famílias indígenas e contermos a pandemia dentro das aldeias. Agradecemos o suporte da prefeitura nessa ação integrada para salvar vidas e conter a pandemia entre nossos indígenas”, afirmou o Cel. Robson Santos.
 


› FONTE: Assessoria