Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

MS cobra 106 mil vacinas não enviadas por Ministério

Publicado em 12/08/2021 Editoria: Saúde


O governo de Mato Grosso do Sul cobra o Ministério da Saúde 106,1 mil doses de vacinas contra a covid-19, que deveriam ser entregues entre julho e agosto. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), que encaminhou ofício ao órgão federal responsável pela distribuição dos imunizantes adquiridos pela União, há um déficit desde 2 de julho.
 
No começo deste mês, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende já havia afirmado que o Ministério da Saúde tinha reduzido o percentual de distribuição ao Estado.
 
Em publicação feita no site oficial de notícias da pasta, foi informado que foram feito cinco pedidos semelhantes "solicitando esclarecimentos sobre a redução do envio de doses e também que Mato Grosso do Sul receba a compensação dos imunizantes para que ocorra o equilíbrio entre as pautas de distribuição".
 
A Secretaria de Estado de Saúde acredita que não será necessário judicializar essa questão, como outras unidades da federação estão fazendo em relação a redução do envio de doses", diz a pasta.
 
Segundo a SES, o Ministério passou a enviar desde 2 de julho doses a menos para Mato Grosso do Sul - até o 28º lote, recebia-se em média 1,46% das doses totais de cada distribuição, enquanto entre as 29ª e 37ª pautas de distribuições, esse quantitativo caiu para 1,29%, totalizando 106.172 doses que deveriam ter sido entregues.
 
Distribuição - Segundo dados do Ministério da Saúde, comparados pela reportagem com última estimativa populacional fornecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro que mais recebeu doses, atrás apenas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
 
Para essa distribuição, foram considerados vários critérios populacionais, tais como incidência de população priorizada inicialmente, como idosos, indígenas ou profissionais de saúde, por exemplo.


› FONTE: Campo Grande News