Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Santa Casa capta 10 órgãos e tecidos para transplante em dois dias

Publicado em 25/08/2021 Editoria: Saúde


Todo o processo é primado pela humanização
 
 A Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Campo Grande realizou duas captações de órgãos e tecidos. A primeira aconteceu no último sábado (21), e na oportunidade foram doados fígado, rins e córneas. E na segunda, que aconteceu na tarde de segund-feira (23), foram ofertados também fígado, rins e córneas, totalizando 10 órgãos e tecidos em dois dias.
 
O fígado da primeira captação foi encaminhado para Brasília com apoio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para o transporte. Um dos rins doados foi levado para Belém, no estado do Pará, em voo comercial.
 
O outro rim da doadora permaneceu na Santa Casa e foi implantado em uma paciente de 23 anos moradora de Aquidauana. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital, que passarão por análise e, posteriormente, disponibilizadas para implante.
 
Na captação desta segunda-feira, o fígado também foi encaminhado para o Distrito Federal, contando com o transporte da FAB para levar a equipe e órgão até o seu destino.
 
E devido a não compatibilidade de receptores em Mato Grosso do Sul, um dos rins foi para Goiânia e o outro para Belo Horizonte, ambos em voo comercial, ajudando um paciente que aguardava por transplante renal. Além disso, as córneas doadas foram para o Banco de Olhos.
 
A enfermeira da OPO, Paola Costa Buhler, explicou que todo o processo de acompanhamento desde o paciente neurológico grave até a confirmação da morte encefálica é primado pela humanização, uma importante ação desenvolvida pela equipe do hospital. “A realização de um acolhimento familiar humanizado é primordial, sanando todas as dúvidas referentes ao processo. Assim, os familiares conseguem entender que a doação de órgãos e tecidos é um ato de amor”, afirmou.
 


› FONTE: Santa Casa de Campo Grande