Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Reunião define cronograma de cursos em aldeias de Aquidauana

Publicado em 27/05/2022 Editoria: Cidade


Foi realizada ontem, 25, na Prefeitura de Aquidauana, uma reunião  com as representantes do Centro
 
Colaborador em Alimentação Escolar (CECANE), da Universidade Federal de MS(UFMS), professora doutora  Raquel Pires Campos responsável  pelo eixo agroindústria do CECANE, a mestranda Haideline  Mertens Kuff colaboradora em boas práticas em manipulação de alimentos do projeto, as representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural(AGRAER) Vera Lucia de Oliveira Golze-coordenadora regional e Simone Rodrigues Pereira Correa- coordenadora municipal e da Prefeitura, os secretários Ernandes Peixoto-Fazenda e Marluce Luglio-Administração e a secretaria municipal de produção Naiara Nogueira Arguelo e Paula Polini - assessoria especial da secretaria.
 
Já houve um primeiro encontro entre as partes no dia 26 de abril, na Aldeia Imbirussu, que foi de sensibilização e apresentação do projeto do CECANE.
 
No encontro anterior, foram feitas as primeiras tratativas para a instalação do projeto em Aquidauana. Agora, nessa reunião, definiram as datas e locais para realização dos cursos que visa dar apoio a melhoria da alimentação escolar nas comunidades indígenas do município sem perder o foco nos costumes, cultura e a valorização dos produtos produzidos nas comunidades indígenas de Aquidauana.
 
De acordo com o resultado da reunião desta quarta-feira, a temática do curso será o "Beneficiamento, Processamento, Conservação de Novos Produtos a partir de Espécies Nativas do Cerrado e Pantanal".
 
O objetivo em oferecer esses cursos é visando a inclusão dos alimentos no Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), em Aquidauana, com qualidade e segurança. 
 
O curso terá início no próximo dia 28 de maio, na Aldeia Córrego Seco; depois no dia 4 de junho, na Aldeia Limão Verde; e no dia 18 de junho, na Aldeia Imbirussu.  
 
O projeto CECANE-UFMS é uma unidade de referência e apoio para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. 
Esse projeto possui estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação e definição pelo PNAE. 
 
O projeto está sendo desenvolvido no município através de parceria entre a Prefeitura de Aquidauana/Secretaria Municipal de Produção, a  Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) e o Centro Colaborador em Alimentação Escolar (CECANE), da Universidade Federal de MS (UFMS).
 


› FONTE: Agecom