Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Acadêmico da UFMS de Aquidauana vai apresentar artigo em Foz do Iguaçu

Publicado em 27/05/2019 Editoria: Cidade


Alunos da UFMS seguem com destaque na pesquisa científica regional; agora, os resultados produzidos no Câmpus de Aquidauana também serão discutidos em outras regiões do país.
 
O estudante Rangel Aparecido Arguilheira Castilho, do Curso de Turismo, acaba de receber a confirmação da aprovação de seu texto científico. Resultado de seu TCC, o artigo “Construção das representações sociais das políticas públicas de Turismo de Aquidauana/MS” será apresentado por ele no 14º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).
 
Orientado pelos professores Izac Bonfim (UFMS/CPAQ) e Eros Salinas Cháves (UFMS/CPAQ), Rangel explicou a origem de seu trabalho: “esse trabalho é uma das tentativas de se compreender a participação da sociedade no planejamento da atividade turística de Aquidauana, por meio das decisões do Conselho Municipal de Turismo”.
 
“O objetivo foi detectar as representações sociais do discurso do sujeito coletivo, através dos atores sociais de Aquidauana, em distintas posições no jogo bourdieusiuano sobre o desenvolvimento do turismo local”, disse o aluno.
 
Segundo o estudante, foi possível fazer uma análise do turismo na região de Aquidauana: “tentamos entender o desenvolvimento do turismo a partir da pavimentação da BR 419 e os anseios/devaneios dos possíveis produtos turísticos que podem ser desenvolvidos para movimentar a economia, gerar emprego e renda. É uma pesquisa interessante, que espero que suscite curiosidade e discussões mais amplas sobre o tema”.
 
Além do docente, os Profs. Izac Bonfim e Eros Salinas Cháves também participarão do evento, como ouvintes e apresentadores de trabalho.
 
O Festival das Cataratas ocorrerá entre os dias 12 a 14 de junho, na cidade de Foz do  Iguaçu (PR), com o objetivo de fomentar a geração de negócios de empresas de todos os setores do turismo e fortalecer e divulgar o turismo no âmbito nacional e internacional. Os trabalhos aprovados são provenientes de universidades e institutos federais de todo o Brasil.
 


› FONTE: UFMS - Aquidauana