Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Anastácio vai realizar no sábado a 1ª Caminhada contra o Feminicídio

Publicado em 30/05/2019 Editoria: Polícia


A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, irá realizar no próximo sábado, 01 de junho, às 9 horas, a &39;1ª Caminhada Contra o Feminicídio&39;, no Residencial Cristo Rei, com concentração na Escola Municipal Honorivaldo Alves de Albres, com a presença da Rede de Sistema de Prevenção e Garantia de Direitos, contribuindo com a campanha estadual de combate ao feminicídio, que pretende reduzir estes crimes em Mato Grosso do Sul.
 
O prefeito Nildo Alves de Albres e a primeira-dama Cássia Albres, convidam a toda a população para se unir ao manifesto e assim ajudar a mudar esse cenário negativo. "Esperamos que a campanha incentive as denúncias e também desperte a conscientização na comunidade, onde muitas vezes ninguém se envolve por achar que é uma simples briga de casal. É preciso sim intervir e denunciar", alertou o gestor municipal.
 
Mato Grosso do Sul hoje é o 9° colocado em casos de feminicídio. Só neste ano já houve 16 assassinatos de mulheres. Destas mortes nestes cinco meses, foram três indígenas, isto mostra que precisamos não apenas criar leis, e sim mudar o comportamento da sociedade, por meio da conscientização nas escolas, bairros, comunidades e cidades, para coibir estes crimes.
 
Segundo a Subsecretaria de Politicas Publicas para Mulheres do Estado, desde que a lei de feminicídio entrou em vigor, em 2015, 124 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso do Sul, sendo que 160 sobreviveram a tentativa de homicídio. Números que alertam que é preciso evoluir muito neste sentido. Dados do Governo do Estado mostra que, enquanto outros crimes, como roubos e homicídios diminuíram, o feminicídio teve aumento de 8,3% nos primeiros meses de 2019, comparado ao ano anterior. Ainda nos dados das tentativas (homicídios) aumentou em 100%.
 
A Lei estadual nº 5.202, de 30 de maio de 2018, de iniciativa do Governo do Estado, instituiu o dia 1º de junho como o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, com objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte violenta, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.
 
Dia Estadual de Combate ao Feminicídio - A data rememora a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida por estrangulamento no dia 1º de junho de 2015 e registrada como primeiro feminicídio do Estado. Isis tinha 21 anos e havia se mudado do interior para Campo Grande para fugir do ex-companheiro, que inclusive tinha sido denunciado e preso por violência doméstica pelos crimes de estupro e cárcere privado no ano de 2014. O assassino foi preso e condenado a 26 anos de prisão em regime fechado. A vítima deixou duas filhas pequenas, que estão sendo criadas pela avó materna.