Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana recebe grupo Onça Pintada para prevenção ao câncer de mama

Publicado em 14/07/2019 Editoria: Saúde


Ontem durante todo o dia mais de 160 mulheres serão atendidas pelo grupo Onça Pintada na ESF Nova Aquidauana. O grupo percorre todo o Estado desenvolvendo programas de prevenção e combate ao câncer de mama.
 
Segundo a assistente social Ana Dalva, que trabalha há muitos anos no grupo Onça Pintada, todos os cuidados relacionados a mama são feitos pelo grupo, procedimentos como rastreamento, ultrassom, mamografia, punção, cirurgia e até mesmo quimioterapia e radioterapia, além de acompanhamento psicológico quando necessário.
 
"Esse é um projeto idealizado pelo deputado Paulo Corrêa há mais de 15 anos, e hoje temos tido apoio do governo e das secretarias de saúde por onde passamos, mas no início estacionávamos o ônibus na sombra de uma árvore e começávamos os atendimentos" conta ela.
 
A assistente social salienta que o resultado do ultrassom é imediato, e que é válido lembrar que o câncer de mama tem mais incidência em mulheres mas que homens também podem ter, por isso a necessidade da prevenção.