Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Anciã indígena ensina arte de fazer linha de algodão em Escola de Aquidauana

Publicado em 30/07/2019 Editoria: Educação


Em uma escola da rede municipal de Aquidauana localizada na Aldeia Lagoinha a anciã terena Albina Marques a pedido da diretora Cristiane Vertelino se reuniu com os alunos interessados na manutenção da cultura e das tradições do povo indígena para uma aula diferente.

A aula ocorreu na manhã desta terça-feira (30) na Escola Municipal Indígena Marcolino Lili na aldeia Lagoinha, distrito de Taunay em Aquidauana, segundo informações levantadas pela redação do site Portal de Aquidauana.

Avó do ex-cacique Alery Marques, professor de língua terena, Albina Marques atualmente com 100 anos de vida, tratou os alunos com paciência e zelo, neste ato de valorização dos conhecimentos tradicionais dos anciões indígenas.

Aprender a fazer a linha de algodão é o primeiro passo para a confecção de rede e faixa, o que pode inclusive oportunizar um incremento na renda familiar da comunidade.

O respeito da criança indígena pelos anciões consolida a valorização da cultura. Fotos foram publicadas em rede social e a repercussão foi imediata.

Flávio Mendes
O conhecimento e as tradições não morrerão nunca.
 
Miriam Moreira
Que coisa mais linda!!! É a cultura sendo transmitida p outras gerações. Aproveite bem todos ensinamentos.
 
Denisia Paulo
Parabéns muito interessantes, isto é vivenciar o ensino e aprendizado dos nossos anciãos, e o conhecimentos tradicionais, aí está a nossa biblioteca viva, bela metodologia prof. Dezzz!!
 
Gleice F. Barros
Ela é linda e sábia
 
Vera Souza
Quantas coisas lindas! Que sua vozinha tem a nos ensinar parabéns por tela. Bom dia
 
Rodrigo Kaio
Parabéns vó que Deus te dê muitos anos de vida. Isso é cultura somos terena uma história viva 
 
Christiane Gioppo
Que maravilha! Já escreveu isso em formato de sequencia didática?
 
Eva Enilde Franco Fernandes
Parabéns para sua vozinha!