Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mandetta avisa que médicos cubanos terão que revalidar diploma

Publicado em 10/08/2019 Editoria: Saúde


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem em evento em Florianópolis que os médicos cubanos que permanecem no país terão que revalidar o diploma para continuar atuando na profissão.
 
 
 
Ainda em junho, antes do lançamento do programa Médicos Pelo Brasil para substituir o Mais Médicos, o Ministério da Saúde chegou a informar que estava discutindo “alternativas para o exercício profissional” dos médicos de Cuba.
 
 
 
“Os médicos cubanos eles deixaram [o programa Mais Médicos], Cuba rompeu. Eles receberam nesta semana o visto permanente, agora precisa ter todo o trabalho de revalidação de diploma como qualquer médico formado no exterior precisa ter para exercer a profissão no Brasil”, afirmou o ministro Mandetta.
 
 
 
Em novembro de 2018, o governo de Cuba decidiu sair do programa Mais Médicos. 
 
 
 
Na época, o país citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. 
 
 
 
O país caribenho enviou profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde desde o ano de 2013, quando o governo da então presidente Dilma Rousseff criou o programa para atender regiões carentes sem cobertura médica.


› FONTE: De Brasilia