Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Morre Sônia Cintas, ex-vice-prefeita e gerente da Cassems em Ponta Porã

Publicado em 25/08/2019 Editoria: Política


Foto reprodução

Foto reprodução

Professora e presente no movimento sindical, ela se recuperava de uma cirurgia
 
Morreu aos 63 anos a ex-prefeita Sônia Cintas, de Ponta Porã –a 329 km de Campo Grande. Professora, ex-secretária municipal de Educação e ex-vice-prefeita da cidade, ela atuava como gerente do Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul) no município, e se recuperava da retirada de um tumor, sofrendo complicações que exigiram sua transferência para a Capital.
 
Com forte presença no movimento sindical, Sônia Cintas presidiu o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores na Educação) de Ponta Porã, foi vice-presidente regional da Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso do Sul).
 
Em paralelo, também teve atuação no campo político: foi secretária municipal de Educação (2003), vice-prefeita da cidade fronteiriça na gestão de Ludimar Novaes (2013 a 2016), assumindo pontualmente a gestão. Também foi presidente do PT e uma das fundadoras da Cassems, atuando como diretora-geral do hospital da Caixa na fronteira e conselheira fiscal da Sicoob.
 
O Campo Grande News apurou que Sônia recuperava-se de cirurgia para extração de um tumor e vinha se recuperando em casa, quando, na sexta-feira (23), deu entrada no Hospital da Cassems com quadro de trombose pulmonar; sendo encaminhada ao Hospital Regional e, de lá, trazida para Campo Grande, onde passou por procedimento de hemodinâmica.
 
Apesar do tratamento, ela não resistiu e faleceu neste domingo por volta das 4h.
 
Simted, Fetems e Cassems manifestaram, em nota, pesar pela morte de Sônia Cintas. “Ficam as recordações de uma mulher guerreira, lutadora, sonhadora, que se doou e ensinou muito a todos nós com seus exemplos de vida”, destacou Roberto Botarelli, dirigente e ex-presidente da Fetems. “Sempre presente nos tempos difíceis de nossas lutas, ela nos deixa o legado de uma mulher de fibra, de luta e de exemplo a ser seguido. Não passou pela história, fez história”.
 
O velório terá início a partir das 13h na Pax Primavera, em Ponta Porã.
 


› FONTE: Campo Grande News