Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana e Anastácio aguardam resultado de 100 exames de COVID-19

Publicado em 08/07/2020 Editoria: Saúde


Nesta quarta-feira, 08, sobem para 74 amostras de casos suspeitos de coronavírus em Aquidauana aguardando teste no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
 
De ontem à tarde até no final desta manhã, o Lacen liberou 04 resultados de exames negativos para Covid-19 e 07 testes rápidos também deram negativos, totalizando 192 casos descartados de coronavírus até o momento.
 
Campo Grande registra 3.579 casos confirmados de contágio pelo coronavírus, seguido por Dourados que tem 3.135. Campo Grande ainda tem 1.952 casos aguardando encerramento no sistema e resultado de exames cujo material já foi coletado.
 
Dourados tem 1.040 casos na mesma situação. Aquidauana segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde aguarda resultado de exames de 74 pessoas, enquanto Anastácio tem 26 suspeitos, totalizando 100 pessoas. Todos estão em isolamento social aguardando o resultado dos exames.
 
Junto com este boletim municipal está sendo publicado a cartilha do Ministério da Saúde sobre como fazer o isolamento domiciliar corretamente, os cuidados que as famílias precisam ter dentro de casa para evitar contaminação e o que o cidadão contaminado de Covid precisa adotar de conduta em seu isolamento.
 
Dentre as orientações estão...
 
A distância mínima entre o paciente e os demais moradores é de 1 metro; No quarto usado para o isolamento, mantenha as janelas abertas para circulação do ar; A porta deve estar fechada durante todo o isolamento; Limpe a maçaneta e os móveis da casa, frequentemente, com álcool 70º ou água sanitária; O lixo produzido pelo paciente contaminado precisa ser separado e descartado; Toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos usados pelo paciente; Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados.
 
ATENÇÃO: em casas com apenas um quarto, os demais moradores devem dormir na sala, longe do paciente infectado.