Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Eleições para diretores em 254 unidades escolares de MS ocorrem nesta terça-feira

Publicado em 03/03/2020 Editoria: Educação


Mais de 350 chapas concorrem aos cargos de diretor e diretor adjunto em 76 municípios de MS

Mais de 350 chapas concorrem aos cargos de diretor e diretor adjunto em 76 municípios de MS

A REE (Rede Estadual de Ensino) realiza nesta terça-feira (3) o processo eleitoral para escolha dos diretores de 254 escolas estaduais de MS, que iniciarão o mandato neste ano. As eleições ocorrem em 76 municípios e tiveram início às 8h, simultaneamente.
 
Segundo a SED (Secretaria de Estado de Educação), a votação ocorre por meio de cédulas de papel, conforme modelos disponibilizados pela pasta, devendo cada votante indicar uma chapa ou candidato individual. As votações seguem até às 21h desta terça.
 
São mais de 354 chapas concorrentes, formadas por um ou dois candidatos. Poderão votar os servidores efetivos que estejam lotados e em exercício na unidade escolar, estudantes matriculados e frequentes, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, pai/mãe/responsável de aluno com menos de 18 anos (sendo que apenas um exercerá o direito de voto).
 
Concluída a apuração, a Comissão Escolar deverá disponibilizar o resultado por meio do Sistema de Apuração de Eleições (SAE) da SED, clicando AQUI. A publicação da apuração deverá ser feita na quarta-feira, dia 4 de março, com a Ata do Resultado Final, indicando a chapa ou candidato eleito.
 
Será designada para a função de Diretor, e de Diretor Adjunto, a chapa mais votada e, no caso de candidatura individual, o candidato mais votado para mandato de quatro anos, que passa a valer a partir do próximo dia 1º de abril.
 
Por indicação
Em outras 98 escolas da REE não haverá eleições, já que as unidades receberam indicação direta para a definição dos dirigentes, de acordo com o Art. 31 da Lei Nº 5.466, de 18 de dezembro de 2019.
 
De acordo com o documento, ficam dispensadas da realização de eleição para escolha de Dirigentes Escolares nas seguintes unidades: escolas confessionais; escolas que ofertam, exclusivamente, educação para as pessoas privadas de liberdade; escolas indígenas e o centro estadual de formação de professores indígenas; as escolas de educação de tempo integral; escolas cívico-militares; centros de educação infantil; centros de educação profissional; centros estaduais de educação de jovens e adultos; centros de formação de docentes e de apoio educacional da SED/MS.
 

Para saber mais sobre o processo e conhecer a relação de candidatos, clique AQUI e acesse a lista completa de escolas, chapas e municípios.


› FONTE: Midiamax