Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mauro do Atlântico visita sede do SAMU em Aquidauana e destaca trabalho realizado

Publicado em 29/03/2019 Editoria: Saúde


O vereador Mauro do Atlântico, presidente da Câmara de Aquidauana visitou neste inicio de tarde as instalações do SAMU de Aquidauana. Mauro foi recebido pelo Coordenador do SAMU Magno Firmo o técnico Bastos. O SAMU é um Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência do Ministério da Saúde que funciona através de um sistema de regulação e pode ser acionado através do telefone 192. 
 
Sua prioridade é atender a população em residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe SAMU é formada por técnicos em enfermagem, condutores-socorristas, enfermeiros e até médicos. Durante a reunião Mauro do Atlântico propôs encaminhar reivindicação junto ao Governo Federal com intuíto de conquistar para a cidade Portal do Pantanal uma ambulância com tração nas quatro rodas para atendimento na zona rural e área de difícil acesso. Atualmente a equipe conta duas unidades intermediárias.
 
O SAMU 192 é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência. O projeto original foi idealizado na França e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. O primeiro SAMU implantado no Brasil foi na cidade de Campinas, através do médico coordenador José Roberto Hansen.
 
 Com esta missão o vereador Mauro do Atlântico entende que há grande possibilidade de que a equipe do SAMU-Aquidauana possa treinar trabalhadores em educação que atuam nas escolas e centros de educação infantil, pois é essencial assegurar que pessoas que trabalham nestas unidades estejam preparadas para a eventual necessidade de prestar os primeiros socorros nas crianças até que chegue ajuda médica.
 
Mauro frisou ainda a importância do excelente trabalho realizada pelos profissionais do SAMU em casos de acidentes na cidade e até mesmo nas estradas da região. "É um trabalho muito importante que merece o reconhecimento da população de Aquidauana e Anastácio". Além disso a coordenação do SAMU foi convidada para participar de uma reunião com os vereadores na próxima semana para que possa ser detalhado o sistema de funcionamento do SAMU na cidade.