Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Ribas do Rio Pardo, com apoio da Energisa e da Unidade de Perícias, deflagrou uma operação para identificar fraudes em medidores de energia de residências e comércios.
Após diligências do Setor de Investigações Gerais, com dados obtidos junto à concessória de energia elétrica, foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia em diversos pontos da cidade, razão pela qual as equipes policiais, de peritos e de técnicos da Energisa foram aos imóveis para vistoria dos padrões de energia elétrica.
Foram averiguados diversos locais, sendo que em seis imóveis apurou-se a ocorrência de fraudes de energia elétrica pela perícia oficial. No total, três pessoas foram conduzidas até a delegacia para prestarem esclarecimentos, sendo liberadas em seguida, e uma pessoa foi autuada em flagrante delito pelo crime de furto mediante fraude.
Destaca-se que o furto de energia elétrica pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas, que podem provocar incêndios e explosões. As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que as fraudes no Brasil são gigantescas, representando mais do que 31,5 mil gigawatts, o que pode sustentar imóveis em grande parte do Estado do Mato Grosso do Sul.
› FONTE: PC MS