Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Bombeiros que vão atuar no combate a fogo chegam hoje em Aquidauana

Publicado em 20/09/2019 Editoria: Região


Combate às queimadas se intensificam com apoio de aeronave e bombeiros de Brasília
 
A força-tarefa criada pelo Governo do Estado para combate aos incêndios florestais, com a participação de uma aeronave e 34 bombeiros do Distrito Federal, será desencadeada a partir desta sexta-feira (20) nos nove municípios inseridos no decreto de situação de emergência, assinado no dia 12 de setembro pelo governador Reinaldo Azambuja.
 
A tropa de brigadistas chegaram às 22h desta quinta-feira em Campo Grande, para onde se deslocam em ônibus, seis viaturas e um caminhão-tanque. A aeronave, um Air Tractor modelo AT 802F, decola amanhã de Brasília, realiza abastecimento em Rio Verde e segue direto para a Estância Caiman, em Miranda, onde será montada uma base de apoio à operação aérea.
 
A vinda dos militares especializados em combate a incêndios do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal atende ao pedido de apoio formulado pelo Governo do Estado ao Ministério da Integração Regional e à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), incluindo recursos financeiros para manter a operação durante o período que for necessário.
 
Tropa especializada
 
O secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Carlos Emilson Ferreira dos Santos, acompanharam a concentração dos oficiais, na academia da corporação, para o embarque para Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira.
 
O comandante Santos informou que não há prazo para retorno das equipes. “Enquanto tiver focos de incêndio e necessidade da nossa presença, estaremos lá”, reforçou. Os bombeiros do Distrito Federal são uma tropa especializada e já atuaram no combate a incêndios florestais nos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Acre e Roraima.
 
“Vamos auxiliar no que for necessário para que o Estado consiga enfrentar essa difícil situação”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. O MDR disponibilizou cerca de R$ 350 mil para os custos operacionais e logísticos da operação, incluindo o pagamento das diárias dos militares.
 
 
Fogo se expande
 
A estratégia de ação, a partir desta sexta-feira, montada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e Defesa Civil do Estado, se baseia no sobrevoo realizado na quarta-feira sobre as áreas de maior concentração de focos de calor: Pantanal e borda do Parque Estadual do Rio Negro, em Aquidauana e Corumbá; fazenda Caiman, em Miranda; e Serra da Bodoquena, entre Bonito e Bodoquena.
 
O chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do Estado, tenente-coronel Waldemir Moreira, informou que a direção do fogo muda conforme a velocidade dos ventos e as chamas concentradas na Caiman já se deslocam em direção ao Parque Estadual do Rio Negro. Ele disse que o combate terrestre aos incêndios em algumas regiões do Pantanal está comprometido, por dificuldades de acesso.
 
“O combate tanto aéreo como terrestre precisa ser interagido, pois o terreno precisa ser preparado para receber a água, e em algumas situações isso não será possível. O ideal seria o uso de um helicóptero, mas no momento não há aeronaves disponíveis”, explicou o oficial.
 
Apoio do Exército
 
Moreira também relatou a dificuldade de logística para o combate aéreo quanto aos deslocamentos para abastecimento de água da aeronave, devido ao tamanho restrito das pistas de pouso das fazendas. O Exército apoiará a ação com um caminhão-pipa na Caiman.
 
O comando do Corpo de Bombeiros de MS programou uma apresentação da tropa do Distrito Federal na sede do CPA (Centro de Proteção Ambiental), no Parque das Nações Indígenas. Na sequência, os bombeiros seguirão para Aquidauana, onde funcionará a base de comando da operação.


› FONTE: Subcom