Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Familias indigenas de Aquidauana diversificam culturas para aumentar plantio

Publicado em 08/07/2020 Editoria: Cidade


 

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção (SEMP) esteve vistoriando os serviços de preparação da terra e plantio nas áreas de produção da agricultura familiar na Aldeia Limão Verde.

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção atende mensal e diretamente mais de 50 famílias na Aldeia Limão Verde. Além dessa aldeia, a Prefeitura de Aquidauana tem auxiliado em todas as aldeias produtoras com apoio técnico da SEMP e com as patrulhas mecanizadas.
 
"Durante o dia de ontem, 07, estivemos visitando as áreas gradeadas, conversando com os agricultores familiares e o resultado das produções estão muitos satisfatórios. Agradecemos o apoio da Administração Municipal e autonomia dada a SEMP para poder atuar diretamente junto às aldeias na agricultura familiar, com conhecimento técnico e maquinários", afirmou a secretária Naiara Nogueira Arguelo.
 
Conforme levantamento feito pela SEMP, as famílias agricultoras do Limão Verde estão realizando plantio de diversas culturas, dentre elas: feijão miúdo, maxixe, abóbora, moranga, milho, limão-taiti, limão-rosa, banana e melão caipira.
 
Na avaliação da secretária Naiara Nogueira, para a Administração Municipal o investimento e apoio disponibilizado à agricultura familiar possibilita a diversificação de culturas e isso é muito positivo. 
 
"Essa diversificação no plantio significa que os pequenos produtores estão incentivados em investir na produção de novos alimentos, visando ter mais alimentos na aldeia e também comercializarem, para aumentar a renda das famílias. Tudo isso nos chamou a atenção, principalmente pela quantidade plantada na comunidade. Estão em um ritmo muito bom de trabalho e de produção", completou a secretária Naiara. 
 
No mês de Agosto, a comunidade do Limão Verde iniciará o plantio de melancia. Atualmente, a mandioca é a cultura com  maior índice de plantio da região, estima-se cerca de 200 hectares de mandioca. As plantações estão divididas em diversas fases: plantio, crescimento e colheita. Essa divisão e planejamento de plantio e áreas, tem garantido às famílias indígenas produtoras uma rentabilidade mais equilibrada durante todo o ano, ou seja, todos os meses eles tem algum tipo de alimento para colher e comercializar. 
 
"Ver na prática e in loco que o apoio da Prefeitura de Aquidauana tem ajudo as famílias a produzir e garantir sua subsistência e renda é satisfatório", afirmou a secretária Naiara.
 


› FONTE: Agecom