Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Parlamentar promove reunião com índios no Polo de Aquidauana

Publicado em 29/07/2020 Editoria: Política


Evento foi filmado pela assessoria do parlamentar

Evento foi filmado pela assessoria do parlamentar

Nesta quarta-feira (29) alguns indígenas relataram a realização de uma aglomeração com a presença de lideranças de várias aldeias pela manhã na sede do Polo de Saúde do DSEI-SESAI em Aquidauana. "Fiquei indignado quando tomei conhecimento desta aglomeração", frisou um líder indígena que optou em não ser identificado. 
 
Neste momento, segundo um dos líderes, promover evento deste porte com a presença de assessores e profissionais de uma emissora de rádio da cidade é um desrespeito a orientação da OMS - Organização Mundial da Saúde. "Todos os que participaram fizeram uma viagem considerada desncessária neste momento de pandemia".
 
O agravante é o fato de que nas aldeias do município de Aquidauana, os índios estão enfrentando graves problemas com o avanço do contágio pelo coronavirus e este encontro do deputado estadual Felipe Orro com representantes da TI - Terra Indígena Taunay Ipegue e aldeia Limão Verde no polo foi desnecessário e inadmissível. “Temos inúmeros problemas, o Polo do DSEI de Aquidauana está sem chefe e sem coordenação técnica e entre as lideranças que participaram deste encontro com o parlamentar, estavam pelo menos um indigena considerado suspeito por ser considerado contatante de caso confirmado”, frisou.
 
O que preocupa alguns dos lideres que vieram a Aquidauana, entre eles 3 caciques e representantes de outras aldeias é que foram acionados para buscar material doado pelo deputado Felipe Orro, mas não conseguiram levar. “Gastamos o que não tínhamos para o deslocamento e agora teremos que esperar que alguém nos leve o material doado”, disse um dos líderes presentes ao evento.
 
O indígena Gerilson Samuel representou o Cacique da aldeia Bananal Célio Filho recém liberado do hospital, onde estava sendo cuidado em virtude do contágio pelo coronavirus. “O pior é que a comunidade da Aldeia Bananal já não está atuando na barreira de controle sanitário”.
 
Em relação ao ato, ficou claro que para um político entregar máscaras e qualquer outro material aos indígenas não se faz necessário cerimônias ou aglomeração, principalmente neste momento em que vários indígenas da nação Terena perderam a vida para a COVID-19. 
 
"Toda ajuda é bem-vinda", desde que não exponha os indígenas ao risco de contágio pela COVID-19, afinal muitos dos lideres que vieram ao evento estão inclusos no grupo de risco, devido a idade. 
 
Após usar da palavra no ato realizado nesta manhã no Polo Indígena de Aquidauana, o deputado estadual Felipe Orro (PSDB) deixou no local 1.200 kits de material. Não conseguimos detalhes do conteúdo de cada kit.