Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em boletim, Aquidauana confirma 12 mortes e investiga outras três

Publicado em 31/07/2020 Editoria: Saúde


A Saúde de Aquidauana ainda aguarda resultado de 406 amostras.
 
Com 22 pacientes recuperados da COVID-19 Aquidauana somou nas últimas 24 horas mais 20 casos confirmados de contágio pelo coronavirus. Seis casos na área urbana do município e 14 em aldeias.
 
Aquidauana tem hoje 12 mortes confirmadas por COVID-19, sendo que 3 outros óbitos estão em fase de investigação. Amostras foram coletadas e enviadas ao LACEN - Laboratório Central de Campo Grande. Duas mortes ocorreram ontem e uma aconteceu hoje.
 
Ao todo são 368 casos positivos, sendo 334 casos positivos ativos da Covid-19. Das 334 pessoas positivas de coronavírus, 27 pessoas estão hospitalizadas, sendo 15 indígenas em leitos clínicos e 01 em leito de UTI e mais 10 não indígenas em leitos clínicos e 01 não indígena em UTI, atendidos nos Hospitais Regional de Aquidauana, CASSEMS e Hospital Funrural.
 
Nesta sexta-feira, 31, o Governo do Estado de MS, devido ao aumento no grau de transmissão e contaminação por Covid-19 no município, informou que Aquidauana está em grau extremo de risco da pandemia de Covid-19 e recebe a bandeira preta pelo programa Prosseguir.
 
A informação tem por objetivo orientar a aplicação de novas medidas restritivas, inclusive lockdown, seguindo as recomendações dos especialistas em saúde do município e do controle sanitário do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 
 
O novo decreto municipal com novas medidas deve ser assinado ainda hoje pelo prefeito Odilon Ribeiro e publicado no DOEM - Diário Oficial do município de Aquidauana. É necessário conter a circulação de pessoas na cidade, para reduzir a transmissão do vírus. 
 
No momento uma grande parcela da população, inclusive nas aldeias e distritos não segue as medidas de prevenção já em vigor, a exemplo do uso obrigatório de mascaras, higiene das mãos, distanciamento e isolamento principalmente de pacientes confirmados ou contatantes. 
 
Ao desrespeitar as orientações, se provoca um aumento na disseminação do coronavirus que já demonstrou sua letalidade. Na manhã de hoje havia muita gente em agências bancárias da cidade, em sua maioria indígenas. O não uso de mascara ainda ocorre e o uso incorreto também.
 
Aquidauana notificou 1.792 casos, sendo que mais de 50% já foram descartados através de resultado negativo nos exames realizados pelo Laboratório Central de Campo Grande (LACEN). 
 
A Saúde de Aquidauana ainda aguarda resultado de 406 amostras.