Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mata Ciliar do Rio Aquidauana recebe mudas de espécies frutíferas

Publicado em 21/09/2020 Editoria: Infraestrutura


Hoje, 21, Dia da Árvore -  servidores municipais e estagiários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizaram uma ação de plantio de mudas de espécies frutíferas.
 
A área contemplada com as mudas já é um espaço onde a Prefeitura de Aquidauana por meio da SEMA já vem desenvolvendo, desde 2019, um projeto de recuperação da Mata Ciliar do Rio Aquidauana, onde ano passado foram plantadas 130 mudas. 
 
Em comemoração ao dia da árvore, foram plantadas na área em recuperação mais 20 mudas, das espécies: jabuticabeira, cajueiro e a pitanga-do-cerrado. 
 
Estas mudas frutíferas serão essenciais para a atração das aves silvestres, grupo reconhecido como importante dispersor de sementes das plantas nativas.
 
Com o desenvolvimento e frutificação das mudas plantadas no local, mais aves serão atraídas e trarão consigo mais sementes que brotarão na área em recuperação, trazendo maior diversidade e resiliência ao ambiente. 
 
Os estagiários presentes são alunos da UFMS (curso de geografia) e UEMS (curso de engenharia florestal). Durante a ação contamos com a presença da empresa parceira Da Roça – Agroecológica, seus engenheiros agrônomos avaliaram a situação das mudas e sugeriram medidas de manejo para lidar com problemas fitossanitários. 
 
A Prefeitura de Aquidauana por meio da SEMA segue as atividades de plantio e monitoramento de mudas em áreas de mata ciliar do Rio Aquidauana e seus afluentes mesmo em dias não-comemorativos. 
 
Conforme explica a equipe tecnica da SEMA, o objetivo destas ações é recuperar áreas de preservação permanente inseridas na matriz urbana do município de Aquidauana, atingindo o total de 4mil mudas plantadas no município de Aquidauana.