Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Após 28 casos de covid, Secretaria de Saúde visita frigorífico que já teve surto

Publicado em 01/10/2020 Editoria: Saúde


Secretaria Estadual de Saúde avalia até novo fechamento do frigorífico depois dos casos confirmados
 
Equipes da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Rochedo estão nesta manhã no frigorífico Naturafrig, em Rochedo, avaliando as medidas adotadas pela empresa e a possibilidade de um novo fechamento da unidade depois que 28 novos casos de covid foram confirmados.
 
O Campo Grande News havia noticiado 20 casos de quinta até sábado, os trabalhadores denunciavam que o frigorífico não foi fechado e que os funcionários afastados estavam isolados juntos em uma única casa.
 
Vale lembrar que o município de Rochedo foi palco de um surto de covid com casos na unidade em junho. A empresa anunciou férias coletivas e suspensão de atividades por 15 dias devido ao número de infectados.
 
Os trabalhadores do frigorífico denunciaram o caso à Secretaria Estadual de Saúde que fez uma videoconferência com os representantes da Naturafrig na última terça, o que resultou no "convite" para a visita de hoje.
 
O gerente administrativo da Naturafrig em Rochedo, Rafael Matsuzaki da Silva, confirmou 28 casos positivos para covid em um setor específico do frigorífico e informou que a empresa isolou os funcionários e reduziu o abate no setor onde foram detectados os casos.
 
O frigorífico enfatiza que a casa onde moram os trabalhadores não é fornecida pela empresa e diz que eles que se organizam em uma república dividindo os custos da moradia. Conforme o gerente, a empresa dá um subsídio para os funcionários que são de fora do município e eles que se reúnem em repúblicas.
 
A Naturafrig disse que depois dos casos que provocaram o fechamento da unidade, não havia, até então, nenhum registro de funcionário com covid. O gerente também relaciona o aumento de casos com a lotação da cidade no feriado de 7 de Setembro e atribui a uma igreja o "foco" dos casos, porque o primeiro trabalhador infectado frequenta uma igreja.
 
Ao todo, são 36 funcionários afastados, entre os que testaram positivo para covid e os que conviveram com estes. Para a Naturafrig, o número é "bem pouco no universo de 823 funcionários".
 
O frigorífico ressaltou que os protocolos são renovados frequentemente e que não ficaram "um só dia com um caso suspeito" e que toda suspeita é testada por um laboratório conveniado à empresa, em Campo Grande.
 


› FONTE: Campo Grande News