Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

ProUni abre incrições com 1.782 bolsas de estudo em Mato Grosso do Sul

Publicado em 12/01/2021 Editoria: Cidade


As incrições para concorrer a uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) começaram nesta terça-feira (12) e seguem até sexta-feira (15).
 
Universidades particulares de Mato Grosso do Sul têm disponíveis 1.782 bolsas de estudo, entre integrais e parcias, por meio do programa.
 
Conforme dados do Ministério da Educação, são 929 bolsas de estudos integral e 853 parcial no Estado, em diversos cursos, presenciais e no sistema de Educação à Distância (EAD).
 
A consulta de vagas pode ser realizada no site do Prouni.
 
Pelo portal, é possível fazer a busca por tipo de bolsa, integral ou parcial; por modalidade, presencial ou a distância; curso, turno, instituição e cidade.  
 
Em todo o Brasil são 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais.
 
Nesta seleção, serão utilizadas, excepcionalmente, as notas do Enem de 2019, tendo em vista que o Enem de 2020 será realizado neste mês e as notas serão divulgadas após o processo seletivo do ProUni.
 
Desta forma, pode se inscrever o candidato que realizou o Enem em 2019 e alcançou, no mínimo, 450 pontos de médias nas notas e não zerou a redação.
 
Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio completo na rede pública ou tenha sido bolsista integral no caso de ter cursado na rede particular.  
 
Para concorrer a uma das bolsas integrais, estudante deve ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo, por pessoa.  
 
Já para as bolsas parciais (50%), renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
 
Na inscrição, candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno entre as disponíveis, em ordem de preferência.  
 
Ao fim do prazo, os concorrentes serão classificados de acordo com as opções e notas obtidas no Enem.  
 
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 de janeiro.
 
Os pré-selecionados na primeira chamada terão entre os dias 19 e 27 de janeiro para apresentarem os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.  
 
Segunda chamada será no dia 1º de fevereiro.
 
O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa.


› FONTE: Correio do Estado