Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cota��o
Aquidauana

Paciente com sintomas da COVID-19 é resgatado no Pantanal de Aquidauana

Publicado em 21/07/2021 Editoria: Saúde


Ontem, terça-feira (20) por volta das 10 horas, o Corpo de Bombeiros de Aquidauana foi acionado para atendimento de emergência a paciente do sexo masculino, idade aproximada de 45 anos, com suspeita de COVID-19 em uma propriedade rural localizada no Pantanal de Aquidauana. 
 
Segundo informes da solicitante, o homem encontrava-se na fazenda para realização de obras e tinha chegado há alguns dias de Aquidauana, quando começou a apresentar sintomas da COVID-19. 
 
Ele não apresentou melhora do quadro clínico, por isso houve o pedido de socorro através do Corpo de Bombeiros (193) sendo necessário o transporte do cidadão para ambiente hospitalar.
 
Segundo informações, o resgate terrestre, por ser a fazenda em área de difícil acesso, seria necessário aproximadamente 7 (sete) horas de deslocamento terrestre com uso de viatura 4x4 do 1º SGBM/Ind de Aquidauana para socorrer o paciente.
 
De imediato, tendo como prioridade salvar uma vida, a decisão foi de contactar o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) que acionou uma aeronave de asa rotativa (Helicóptero) do Estado de Mato Grosso do Sul para prestar assistência e remoção do paciente até a cidade de Aquidauana. O tempo de deslocamento com helicóptero seria de apenas 20 minutos.
 
A aeronave pousou por volta das 16h30 no campo de futebol e instrução do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão (9º BECmb) de onde o homem foi transferido para uma unidade móvel de resgate do corpo de Bombeiros de Aquidauana e transportado para o Pronto Socorro do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz.
 
Não há informações a respeito das condições clinicas do trabalhador. Em contato com a imprensa, a equipe do Corpo de Bombeiros enfatizou ter cumprido mais uma missão.