Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cota��o
Aquidauana

Prefeito de MS descobre esquema de desvio de gasolina e denuncia servidores

Publicado em 23/07/2021 Editoria: Regio


Depois de descobrir um esquema de corrupção envolvendo gastos excessivos com combustível, o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (MDB) denunciou servidores que fazem parte da sua equipe. Eles desviavam recursos por meio do Cartão Taurus, de uso da Prefeitura Municipal.
 
Após uma auditoria feita por outros membros da sua equipe, Foroni solicitou um minucioso levantamento, secretaria por secretaria sobre os gastos de cada pasta, e para surpresa, foi constatada a existência de um esquema envolvendo funcionários comissionados, que estariam se utilizando da confiança dos cargos que exerciam para fraudar o sistema.
 
“Não compactuamos com nenhuma ilegalidade e cumpriremos com rigor a missão de zelar pelos recursos públicos, tanto que já estamos adotando todas as medidas cabíveis”, explicou Lucas Foroni, que é de família tradicional na cidade e tomou posse em janeiro.
 
Conforme os levantamentos, há indícios de que os servidores levantaram altas quantias em dinheiro, diretamente em um posto de combustível em Nova Alvorada do Sul, conveniado à Taurus, que é a empresa que atende a Prefeitura de Rio Brilhante com combustíveis, peças e mão de obra de serviços mecânicos e elétricos.
 
No esquema fraudulento, estaria envolvido um ex-funcionário público de Nova Alvorada do Sul, que reside naquela cidade, e não está descartada ainda a participação de outras pessoas. A apuração inicial revelou que a dificuldade de se detectar a fraude se dava porque os servidores envolvidos conseguiam maquiar o sistema de forma a dificultar que os valores fossem detectados e rastreados os gastos.
 
No esquema montado para lesar os cofres do município, a empresa fornecedora emitia os cartões de abastecimento para veículos públicos em nome dos motoristas, que são responsáveis por cada abastecimento do veículo sob a sua responsabilidade, onde é registrado cada abastecimento, marcada a quilometragem, CPF do motorista, onde se tem um rigoroso controle.
 
A empresa emite também alguns cartões genéricos, que ficam em poder de alguns servidores ou secretários para o abastecimento da patrulha de máquinas rurais ou para liberações extraordinárias caso ocorra o travamento do cartão de algum motorista.
 
Até o momento foi apurado que um determinado servidor que ocupava cargo comissionado, cujo nome ainda é mantido em sigilo, abusando da confiança do cargo, em conluio com uma terceira pessoa e com a conivência do posto de combustível, apenas passavam o cartão como se estivessem fazendo o abastecimento e recebiam diretamente da Taurus o dinheiro, e a empresa era ressarcida pela prefeitura.
 
Embora a Prefeitura de Rio Brilhante não tenha divulgado nenhum nome dos servidores envolvidos, a reportagem apurou que dois dos envolvidos no esquema fraudulento já foram exonerados na última seguda-feira (19), conforme publicação feita no Diário Oficial do Município. Um é controlador geral da Prefeitura de Rio Brilhante, Haslan Pisciottano da Silva e o outro é o coordenador de Programas Sociais, Renan Espíndola.
 


› FONTE: Midiamax