Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aldeia Ipegue recebe ação de reflorestamento com plantio de mudas nativas

Publicado em 23/09/2021 Editoria: Cidade


Como parte das comemorações do Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) esteve no último dia 15 de setembro, na Aldeia Ipegue  realizando uma Ação de Educação Ambiental para os integrantes da Brigada Terena PrevFogo. 
 
Essa ação, contou com uma palestra, ressaltando a importância do plantio de árvores destacando a relevância delas para os seres vivos. As árvores fornecem abrigo e alimentos para uma grande quantidade de outras espécies, inclusive para o ser humano, também, evitam a erosão do solo, melhoram a umidade relativa do ar ajudando na formação das chuvas e regulação do clima e, ainda, fornecem matéria-prima para várias finalidades, dentre as quais, algumas espécies apresentam componentes importantes que podem ser utilizados na fabricação de cosméticos e medicamentos. 
 
Ainda durante a ação, foi feita a doação e o plantio de 60 mudas de espécies nativas, seguido de orientações sobre o plantio e o correto manejo das mudas e, a importância de que essas informações sejam repassadas a toda a comunidade Terena.
 
"Estamos passando por um período muito difícil, de poucas chuvas, tempo bastante seco com pouca humildade do ar, o que favorece o surgimento de focos de incêndio. Porém, precisamos estar atentos à prevenção e nas aéreas em que a vegetação foi devastada não podemos perder tempo, por isso, temos que plantar o máximo de árvores possível, para que a natureza se recupere o quanto antes, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Wanderley Mariano.
 
A Brigada Terena PrevFogo tem como principal missão, o combate aos incêndios florestais em terras indígenas e, ainda, são responsáveis pelas queimadas controladas nessas áreas. A Brigada conta com 15 componentes, tendo como Chefe de Brigada, Ana Carla Domingos e, como, Chefe de Esquadrão Genialdo Oliveira Gamarra.


› FONTE: AGECOM/ Com informações da SEMA