Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Simpósio de Fruticultura estimula empreendedorismo em Bonito e região

Publicado em 20/11/2021 Editoria: Região


Ocorreu ontem, sexta-feira (19), gratuitamente, das 8h às 12h, no Sebrae em Bonito/MS o I Simpósio de Fruticultura - Oportunidades para Diversificação Regional Sustentável, que teve como objetivo fomentar estudos técnico-científicos para produção de mudas, cultivo e geração de novos produtos, assim como incentivar a valorização da cultura local.
 
 No evento houve debates sobre: Comercialização de Fruticultura no Ceasa no Estado do Mato Grosso do Sul; Cultura do Limão, do Abacaxi e Banana, bem como distribuição de mudas. A capacitação foi uma organização da Assembleia Legislativa, Agraer e do deputado Renato Câmara, com apoio do Sebrae, Casa da Semente, Eletro Santos, Ceasa/MS, D’Bonito, Semagro e Governo do Estado.
 
 “A ação foi pensada para os pequenos produtores ou quem pense e iniciar a criação e comercialização destas frutas, para ajudar na geração de renda, e elaboração de novos produtos. É uma ação importante em nosso mandato, com parceria com a Agraer, com associações, a prefeitura de Bonito, trazendo informações e também estimulando e apoiando os produtores a terem mais renda. A fruticultura é uma porta para o desenvolvimento de toda essa região e uma renda a mais para nossos agricultores”, explica o deputado estadual Renato Câmara, idealizador do evento.
 
O secretário de Produção de Bonito, Leonardo Casanova destaca a importância do Simpósio para a região. “Nossa cidade tem muitas pousadas, hotéis e restaurantes, então esta capacitação ajuda os produtores a entregar seus produtos aqui mesmo no local, pois temos a nossa feira aqui na cidade e vamos mudar a forma dela ocorrer para ajudar os produtores”.
 
Elza Trevelin vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito explica que o Simpósio contribuiu com a realidade local, pois muitos produtores não sabiam o que plantar e como administrar. “Foi muito importante, vai abrir os olhos para outras regiões e nossa terra é muito boa para plantio. Quero parabenizar os idealizadores”. 
 
“Meus parabéns ao deputado Renato e a Agraer por levar essas informações aos produtores rurais, e com estes conhecimentos técnicos os produtores vão ter estimulo para o empreendedorismo”, comenta o diretor-presidente do Ceasa MS, Daniel Mamedio.
 
O vereador Sargento Cruz (MDB), de Aquidauana, participou do Simpósio e avalia a relevância da capacitação aos pequenos produtores, e já planeja a ação para outras cidades. “Este seminário foi muito importante principalmente para os pequenos produtores, pois da uma visão ampla de como produzir e de que maneira colocar os produtos no mercado consumidor e como trabalhar a renda na agricultura familiar. Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa do deputado Renato e levaremos esse simpósio para Aquidauana e Anastácio no dia 06 de dezembro”. 
 


› FONTE: Assessoria