Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cota��o
Aquidauana

Pacientes de Aquidauana beneficiados com cadeiras de rodas, banho e equipamentos

Publicado em 06/12/2019 Editoria: Sade


Na manhã desta sexta-feira, 06, na Central de Regulação de Vagas, o prefeito Odilon Ribeiro, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde/SESAU e os vereadores Aguinaldo da Silva e Gabriel Silvério, realizou a entrega de 20 cadeiras de rodas, 20 cadeiras de banho, 04 andadores e 01 muleta axilar aos pacientes que precisam desses equipamentos.
 
A entrega desses equipamentos é realizada graças à parceria da Administração Municipal com o Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica/ CER-APAE, que é conveniado com o Governo Federal e viabiliza os equipamentos por meio do programa Viver sem Limites, do Ministério da Saúde.
 
No município de Aquidauana, as equipes das unidades de Estratégia de Saúde da Família em conjunto com o Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) estão habilitadas para realizar o diagnóstico e encaminhamento dos processos para a CER-APAE por meio da Central Municipal de Regulação de Vagas. 
 
Sobre esse trabalho em rede na saúde, o prefeito Odilon Ribeiro destacou que "as equipes dos diversos setores da SESAU de Aquidauana tem buscado prestar um serviço de excelência para os pacientes, promovendo o acolhimento, orientações e o apoio às famílias".
 
 
"Mesmo diante de todas as dificuldades, que não são poucas, nossas equipes estão sempre de prontidão para atender a comunidade. Aqui estão pessoas que precisam dessas cadeiras e equipamentos, que custam caro e nem todo mundo tem condição de comprar, mas com o apoio da prefeitura, o trabalho da saúde e a parceria com a CER-APAE estamos ajudando, entregando as cadeiras e equipamentos para melhorar a vida e locomoção de quem mais necessita", completou o prefeito Odilon.
 
Em nome da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Aguinaldo da Silva discursou na entrega, parabenizando às equipes da saúde pelo trabalho e à Administração Municipal pelas conquistas e melhorias no município e na prestação de serviços. "A Câmara Municipal é parceira da gestão em tudo que venha favorecer e melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade", destacou o vereador.
 
Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Guimarães (Tuka) pontuou o quanto é importante a parceria da prefeitura com o CER-APAE nesses três anos de gestão.
 
Nos anos de 2017 e 2018 foram entregues 221 equipamentos, entre cadeiras de rodas, banho, andadores, bengalas, órteses, almofadas de assento para prevenção de úlceras de pressão e cadeiras de rodas motorizadas. Em 2019, até agosto, foram entregues 148 equipamentos, que somados aos de hoje, totalizam 193.
 


› FONTE: Agecom