Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Programa Lazer nas Cidades percorre seis municípios na reta final do ano

Publicado em 07/12/2019 Editoria: Região


O Programa Lazer nas Cidades, da Unidade de Esporte de Participação e Lazer (Uepla), da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), segue a todo vapor na reta final do ano para levar diversão ao público infanto-juvenil do Estado.
 
Ao todo, 12 eventos de seis municípios sul-mato-grossenses serão atendidos neste mês de dezembro, com oficinas de recreação, atividades lúdicas e apresentações culturais, sempre com acompanhamento de profissionais de educação física, com experiência na área. 
 
O chefe da Uepla, Rodrigo Barbosa de Miranda, destaca que o objetivo do programa é atender municípios de modo geral, de pequeno, médio e grande número populacional. “A ideia não é somente ir aos grandes centros para que as pessoas se desloquem até lá. Com o Lazer nas Cidades, conseguimos levar a Fundesporte e as atividades de lazer e esporte de participação em qualquer canto de Mato Grosso do Sul. Chegamos a aldeias, assentamentos, quilombos, distritos distantes, comunidades ribeirinhas, onde ninguém espera, além das sedes dos municípios”. 
 
Miranda acredita que o lazer é a massificação do esporte de modo lúdico e abrangente. “Nós, do Lazer, procuramos a prática voluntária, o maior número de pessoas a praticar atividades lúdicas, recreativas, brincando e, assim, massificando a prática esportiva. A Fundesporte fomenta o esporte de alto rendimento e performance, mas não tem somente esta finalidade. Queremos ampliar a oferta de atividades desportivas aos 79 municípios do Estado, de forma que todos possam ter contato com o esporte. Da brincadeira, vão surgir talentos esportivos, sempre há aqueles que se destacam. Na maioria das vezes, queremos que o estilo de vida ativo e saudável esteja no cotidiano de todas as pessoas”. 
 
Na quarta-feira (4.12), foi a vez da Fazenda Lambari, a cerca de 120 quilômetros de Coxim, receber o Dia de Lazer do programa. Aproximadamente 70 crianças da Escola Municipal Anto&770;nio Torquato – Extensa&771;o Lambari, puderam se divertir com os brinquedos infláveis e diversas atividades lúdico-recreativas. “Quero agradecer a equipe da Fundesporte por nos dar esse apoio e atendimento diferenciado, proporcionando um dia de lazer a crianças do nosso município e principalmente por não medir esforços para nos atender em uma região de difícil acesso. Tenho certeza que esse dia ficará marcado na memória dessas crianças por um bom tempo”, enfatiza o gerente de Esportes de Coxim, José Carlos dos Santos. 
 
No mesmo dia, à tarde, Maracaju também foi contemplado com o Dia de Lazer. A programação seguiu até quinta-feira (5.12). “Por vários anos, solicitamos e fomos atendidos pela Fundesporte, que ofereceu opções de lazer à nossa criançada. Estendo os agradecimentos ao governador Reinaldo Azambuja, ao diretor-presidente Marcelo Miranda e aos demais colaboradores da Fundação, que nos atendem sempre de prontidão. Acredito que o sorriso de uma criança brincando é gratificante e não tem preço”, salienta o vereador maracajuense Robert Ziemann. 
 
Agregar
 
O Programa Lazer nas Cidades tem parceria com entidades governamentais e não-governamentais. Na maioria das vezes, o Dia de Lazer é realizado junto à outra ação como, por exemplo, aniversários de municípios, campeonatos esportivos e eventos comunitários. “A essência do Lazer nas Cidades é agregar um evento local. Quando, por exemplo, tem o aniversário de uma cidade e junto a isso tem o desfile cívico, a banda, o coreto e uma competição, chegamos neste local para levar um dia especial à população, com muita diversão e tudo gratuito. Muitas vezes, é o grande diferencial em um distrito ou município pequeno, onde as pessoas têm a oportunidade de brincar e conhecer outras atividades”, ressalta Rodrigo Barbosa de Miranda.
 
Segundo ele, o retorno da população é imediato. “Conseguimos identificar que as pessoas se sentem agradecidas. Há também o retorno dos organizadores locais, pedimos relatórios para saber como foi o atendimento, se deu tudo certo. É uma parceria com os municípios e, por isso, há uma contrapartida local. A criançada e os pais se divertem muito. Conseguimos tirar de casa avós, tios e demais familiares, que vão às praças, sentam, conversam, e assistem as crianças brincando. Então, movimentamos um grande número de pessoas”. 
 
A equipe da Uepla é composta por Rodrigo Miranda, Rubens Arguelho, Virginia Vasconcellos, Jamir Américo, Paulo Gazzaneo, Silvério Bernal (Biro Biro), Carlos Alexandre Bernal (Birinho), Adonias Carneiro (Adir), Marcos Venicius Frandoloso. 
 
Confira as ações da Uepla nos próximos dias:
 
7 e 8/12 – Bonito
Evento: 3° Bonito MTB Solidário
 
8 a 13/12 – Campo Grande
Evento: Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (Profesp)
Local: Colégio Militar de Campo Grande
 
8/12 – Campo Grande
Evento: Corrida e Caminhada da Sanesul
Local: Parque das Nações Indígenas e Grêmio Sanesul
 
12/12 – Jaraguari
Evento: Aniversário da cidade
Local: Praça José Serafim Ribeiro
 
14/12 – Juti
Evento: Aniversário da Cidade
Local: Praça Central
 
14/12 – Campo Grande
Evento: Campeonato Estadual de Verão de Natação
Local: Cedesc-Funlec
 
14/12 – Campo Grande
Evento: Natal da Polícia Militar (PM) – Clube dos Oficiais
Local: Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Mato Grosso do Sul (AOFMS)
 
14/12 – Caracol
Evento: Entregas de obras com o governador
Local: a definir
 
15/12 – Sidrolândia
Evento: MTB Piana Park
Local: Fazenda Piana
 
15/12 – Campo Grande
Evento: Dia de Lazer
Local: Rua Brilhante, 307 e Bairro Serraville
 
17/12 – Campo Grande
Evento: 5ª Campanha de Doação de Brinquedos dos Servidores do Poder Executivo de MS
Local: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
 
17/12 – Campo Grande
Evento: Reunião de trabalhadores e entrega de moções honrosas da Polícia Militar (PM)
Local: Rua Marquês de Olinda, 1538, Vila Concórdia 
 


› FONTE: Fundesporte