Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cota��o
Aquidauana

Recorde em um ano, temporada de chuva leva sujeira para Rio Miranda

Publicado em 13/01/2020 Editoria: Regio


Foto divulgao Defesa Civil

Foto divulgao Defesa Civil

O município de Miranda, distante 201 quilômetros de Campo Grande, registrou entre 5h e 6h desta desta segunda-feira (13) 80,6 mm (milímetros) de chuva. Foram 35 minutos sem trégua, segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrãao. O volume já é considerado o mais forte com menor tempo de ocorrência dos últimos 12 meses na cidade.
 
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Amarildo Roberto de Souza Arguelho, apesar da chuvarada, por enquanto, não há registros de alagamentos ou enchentes. Porém, a chuva dos últimos dias tem levado muita sujeira dos afluentes (localizados nas regiões de Bonito, Bodoquena, Nioaque) para o Rio Miranda.
 
"Vem muita tranqueira para cá. A força da água vem arrastando tudo que tem pelo chão. O rio está coberto de galhos, não dá para navegar. A nossa sorte é que a pesca está fechada", disse. Desde sábado (11), cerca de 15 homens com uma retroescavadeira faz a limpeza da água. 
 
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou nesta segunda-feira (13) alerta de chuvas intensas para todo o Estado com precipitação de até 50 mm (milímetros) por dia e ventos intensos. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso termina às 16 de hoje.
 
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículo próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. A temperatura máxima no Estado deve ficar na casa dos 36ºC. Em Campo Grande, a máxima será de 29ºC.
 
Segundo o meteorologista, as cidades que correm risco de registrar enchentes em razão do volume intenso de chuvas são: Bataguassu, Chapadão do Sul, Costa Rica, Jardim, Bonito, Miranda, Paranaíba, Rio Brilhante e Selvíria.
 
Já choveu nesta manhã em Água Clara (3 mm), Corumbá (2,2 mm), Coxim (39 mm), Jardim e Bonito (24,6 mm), Paranaíba (33,2 mm), Ribas do Rio Pardo (36 mm) e Santa Rita do Pardo (5,6 mm).  
 


› FONTE: Campo Grande News