Quarta-feira será de tempo firme e máxima de 37°C
Publicado em 29/04/2020
Editoria: Cidade
Mato Grosso do Sul terá uma quarta-feira (29.4) de sol e tempo seco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê céu parcialmente nublado a claro.
A umidade do ar fica bastante baixa durante a tarde no Estado. Os índices podem variar entre 85% e 30%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os cuidados recomendados estão: tomar bastante líquido para manter a hidratação do corpo, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, umidificar ambientes, e redobrar cuidados com crianças e idosos.
O calor de terça vai se repetir nesta quarta no estado. A mínima será de 17°C e a máxima de 37°C, com tendência a estável.
Confira no mapa elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) as condições climáticas previstas para algumas cidades do Estado.
Prognóstico de Chuva
Análise do Cemtec aos dados climatológicos do NCEP/NOAA mostra a tendência de precipitação estimada para os próximos 15 dias em Mato Grosso do Sul.
Até o dia 5 de maio, o mapa de tendência mostra que grande parte do Mato Grosso do Sul não terá chuvas significativas no período devido ao predomínio da massa de ar seco. Assim, o tempo deve continuar com as condições de tempo firme com céu claro a parcialmente nublado, baixos índices de chuva e com temperaturas elevadas. A estimativa aponta umidade relativa do ar deve continuar baixa especialmente durante à tarde com valores inferiores a 30%.
No período de 5 a 13 de maio, o modelo de previsão numérica GFS/NOAA mostra o retorno das chuvas em Mato Grosso do Sul, mantendo as áreas de instabilidades até dia 8. Há possibilidade de formação de um sistema frontal que vai intensificar a formação de áreas de instabilidades, ocasionando chucas com acumulados significativos, especialmente nas regiões central e sudeste de Mato Grosso do Sul onde é esperado até 60 milímetros para o período. As demais áreas poderão ter os menores acumulados de chuva, com até 20 milímetros ao longo do período.
› FONTE: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul