Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SES vai combater "aproveitadores" e regular testes para covid

Publicado em 02/05/2020 Editoria: Saúde


Com denúncias de falsos positivos em resultados de testes de detecção do novo coronavírus em laboratórios privados, o governo de Mato Grosso do Sul, através da SES (Secretaria de Estado de Saúde) vai publicar na segunda-feira, resolução para normatizar o serviço.
 
De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, em transmissão pela internet esta manhã, afirmou que a resolução para que “todas as instituições públicas o privadas, os laboratórios, que eles tenham que ser obrigados a oferecer a lista de testes positivos, negativos, número de testes feitos, lotes, certificados e se são (os testes aplicados) aprovados pela Anvisa”, detalhou.
 
O certificado a ser apresentado deve ser aprovado pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e terem passado também por aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
Para o secretário, “sempre há os aproveitadores”, que se aproveitam momentos críticos para tentar lucrar. Por isso, a resolução será publicada, a fim de “não criar situações de aproveitamento” e também, proteger a população de ciladas.
 
“Recebemos informações de uma profusão de testes com falso positivo na Capital, e estamos antenados e fazendo de tudo para que a população não caia em ciladas na feitura desses testes, com objetivo (de particulares) de obter recursos”, sustentou.
 
Mais testes – Uma das ferramentas nesse combate é a ampliação de exames públicos à população, com ampliação de 60 para 100 testes diários feitos em Campo Grande no drive thru, localizado em quartel do Corpo de Bombeiros na rua 14 de Julho de esquina com a 26 de agosto.
 
“Vamos aumentar testes na Capital devido grande demanda, para que a pessoa não precisem esperar 2 ou 3 dias pra testar”, disse o secretário.
 
Os testes em Três Lagoas, onde a incidência da doença é a terceira maior do Estado, a quantidade de exames feitos também vai aumentar de 20 para 30 por dia no drive thru de lá, onde os exames são coletados às terças e quintas, e agora passará a se feito também aos sábados.
 
Dourados e Corumbá, onde também há coleta de exames de dentro dos carros, segundo Resende, ainda não precisam de ampliação, o que será avaliado periodicamente.
 
Vale lembrar que os testes feitos são os chamados RT-PCR, ou seja, moleculares, que identificam a doença através de coleta da mucosa nasal ou da garganta.
 
Disque covid - Durante a live, o comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Marcello Fraiha, destacou o trabalho da corporação, principalmente na rapidez no agendamento de quem vai realizar os testes nos drive thrus. 
 
“Através de estudo e trabalho conjunto com a secretaria estadual, Corpo de Bombeiros e Ciops, reduzimos o tempo de demora de agendamento da pessoa que liga no Disque Coronavírus de 40 para 10 minutos. Número extremamente significativo, porque com isso, podemos ampliar número de pessoas atendidas diariamente”, destacou.
 
Para agendar exame nos drive thrus, a população de Campo Grande pode ligar no número (67) 3311-6262. Em Dourados, o telefone é o (67) 3311-6263. E em Três Lagoas, (67) 3311-6264. 


› FONTE: Campo Grande News