De norte a sul, chuva com ventos e trovoadas derruba temperaturas
Publicado em 12/05/2020
Editoria: Cidade
Em Dourados vem mais água, segundo o céu nublado e escuro desta terça (Foto: Helio de Freitas)
A chuva caiu leve e contínua na madrugada, mas por volta das 6h30 começu a cair forte em Campo Grande nesta terça-feira (12). Ainda assim, segundo o meteorologista Natalio Abraão, é no sul que ela veio em peso e com vendavais, em cidades como Amambai e Ponta Porã. Há nesta terça-feira dois alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para perigos de tempestades.
Conforme o meteorologista, já choveu 48,2 mm em Amambai, onde as temperaturas foram derrubadas para 19 graus. Em Aral Moreira, segundo Natalio, já choveu 22 mm e os ventos foram de 45 km/h.
Em Iguatemi, bem mais leve, a chuva acumulou apenas 3 mm. Ponta Porã tem chuva que totaliza 32,4mm com 19,3 graus e ventos de 40km/h e em Itaporã, a chuva mais branda acumulou um total de 5 mm. Em Itaquiraí apenas 2mm.
Na região de Dourados, onde choveu 5,2 mm desde a madrugada, os ventos atingiram 44 km/h. Caarapó registrou as primeiras pancadas no início da manhã em total de 8,2 mm de chuva e em Rio Brilhante já são 10 mm com a chuva que também começou pela manhã.
Até a região do Pantanal recebeu pancadas. Em Miranda o meteorologista aponta 31,2 mm e em Corumbá, a chuva desta terça-feira totaliza 10 mm desde a noite de segunda-feira (11), quando começou a despencar.
Na Capital a chuva se intensifica pela manhã, mas segundo o meteorologista, até o início desta terça eram apenas 3 mm e névoa úmida sobre a cidade. Conforme o Inmet, atua sobre o estado canal de baixa pressão que traz calor e umidade da Amazônia, passa pela região oeste e encontra uma frente fria no Rio Grande do Sul.
Enquanto passa, promove pancadas de chuva com trovoadas nas cidades da região oeste. Ainda assim, a chuva começa a preparar terreno em outras regiões com muita nebulosidade e a chegada de algumas pancadas, segundo Inmet. Amanhã (13), a previsão é de ainda mais chuva com fortes pancadas na região sudoeste.
Na quinta-feira (14), as pancadas diminuem enquanto o frio se intensifica com a entrada de uma massa fria e seca e é o dia em que as temperaturas sofrerão maior declínio, conforme o Inmet.
› FONTE: Campo Grande News