Prefeitos promovem ações de prevenção para evitar contágios e mortes
Publicado em 19/05/2020
Editoria: Saúde
Ação conjunta entre as prefeituras de Anastácio e Aquidauana teve inicio na manhã de hoje com o intuito de prevenir o contágio pelo coronavírus. No Brasil segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem (18) foram registrados 254.220 casos. 16.792 pessoas já morreram vitimas da COVID-19.
Em Mato Grosso do Sul de acordo com o boletim divulgado ontem (18) da Secretária de Estado da Saúde de MS o município de Campo Grande lidera o triste ranking de pessoas infectadas pelo coronavírus com 181 casos.
Em segundo está a cidade de Guia Lopes da Laguna com 105, 3º Três Lagoas com 93, 4º Dourados com 64, 5º Jardim com 20. Com 613 casos confirmados da COVID-19 em MS, 16 pessoas já morreram.
O bloqueio sanitário planejado pela Saúde de Anastácio e Aquidauana conta com o apoio da Polícia Militar e do 9º Batalhão Carlos Camisão (Exército) e está acontecendo desde o inicio desta manhã de terça-feira (19) nos trevos de Campo Grande e de Miranda/Nioaque, acesso as cidades de Anastácio e Aquidauana.
Foram montadas barracas e feita a sinalização com cones nas vias de acesso para que equipes de servidores e também voluntários possam fazer as abordagens de todos os veículos que entrarem na cidade.
Os motoristas respondem a um formulário, têm a temperatura corporal verificada e os veículos são desinfectados.
Mesmo os moradores de Anastácio e Aquidauana são abordados e orientados a não viajarem nesse período.
Motoristas de outros municípios só devem entrar na cidade com uma justificativa válida, como consulta médica, por exemplo.
Essas medidas são para prevenir a contaminação da população, tanto anastaciana quanto aquidauanense, pelo coronavírus.
Ainda há nenhum caso confirmado nas duas cidades e se faz necessário tomar todas as precauções para evitar esse contágio: uso de máscaras, higienização das mãos, isolamento e distanciamento social, e agora o controle sanitário.
Os prefeito Nildo Alves (Anastácio) e Odilon Ribeiro (Aquidauana) estiveram no local acompanhando a ação, juntamente com as secretárias de Saúde Aline Cauneto (Anastácio) e Cláudia Franco Fernandes de Souza (Aquidauana).
O mesmo trabalho também está sendo realizado na Rodovia MS 450 na entrada do Distrito de Piraputanga em Aquidauana tendo como objetivo maior preservar a saúde da população.
O controle sanitário será realizado por 30 dias no período de 19 de maio a 18 de junho, das 07h às 22h, de segunda a domingo.