Vigilância de Anastácio age com rigor no combate ao comercio clandestino de carne
Publicado em 07/03/2019
Editoria: Saúde
Equipe da Vigilância Sanitária de Anastácio intensifica a fiscalização nos mercados e açougues, a fim de inspecionar a procedência da carne bovina que vai para a mesa da população e visando o combate do comércio clandestino do produto no município.
O trabalho é necessário, por conta do grande número de casos de furto de gado registrados nas delegacias da região, onde a carne geralmente é comercializada e também atendendo denúncias da própria população que acionam a Vigilância Sanitária, presenciando carne bovina estragada, com mau cheiro ou aparência duvidosa nos comércios da cidade.
As ações dos últimos dias resultaram na apreensão de quase 1 TONELADA de carnes sem procedência, 237 quilos de linguiça tipo caseira e sem registro nos órgãos competentes (SIM - Serviço de Inspeção Municipal/SIMAS/SIMPA), além de diversos produtos fora do prazo de validade, expostos a venda.
Se necessário, a fiscalização conta com o apoio legal da Polícia Militar, garantindo o resguardo da integridade física da equipe dos fiscais. Obrigatoriamente quando constatado o comércio clandestino, a Polícia Civil é acionada e por meio da Perícia, garante a legalidade das apreensões, com embasamento nas Leis Sanitárias e de Consumo e constata o abate clandestino, comprovando a venda do produto sem procedência.
Certos do cumprimento de todas as obrigações perante a sociedade, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, não medirá esforços para assegurar a saúde e bem-estar da população de Anastácio.