Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Toque de recolher e limitação do horário do comércio segue em Aquidauana

Publicado em 02/06/2020 Editoria: Saúde


‘Rezando e esperando’: em MS, 30 municípios ainda não registraram casos de coronavírus
 
A apresentação diária sobre a evolução de casos de coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, feita pela Secretaria de Estado de Saúde, sempre vem acompanhada de um mapa com os 79 municípios do Estado que, diariamente, veio se tornando cada vez mais vermelho, representando as cidades e distritos que confirmaram pessoas infectadas pela doença.
 
Nesta terça-feira (2), dos 79 municípios do Estado, 49 aparecem com essa cor no mapa. Nos 30 restantes, os prefeitos creditam a Deus e ao apoio da população o fato de ainda estarem livres de casos.
 
Com pouco mais de 45 mil habitantes, Aquidauana entrou e saiu da lista de cidades sem casos em pelo menos duas ocasiões. Em 30 de maio, o ingresso nas estatísticas foi feito a partir do teste rápido de uma mulher de 53 que, submetida deopis a 2 exames completos, teve a infecção descartada. A cidade tem 3 casos suspeitos, sendo a maior do Estado a, até o momento, não registrar casos de Covid-19..
 
“Estamos lutando contra essa doença invisível, com barreiras sanitárias e colaboração da população, tornando obrigatório o uso de máscaras e a higienização. Tudo para tentar não deixar o vírus chegar”, disse o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB). “Graças a Deus, até agora temos tido sucesso”. Apesar dos resultados até aqui, ele é categórico ao dizer que “mais cedo ou mais tarde [o vírus] deve chegar. Mas estamos evitando ao máximo para que isso aconteça”.
 
A colaboração da vizinha Anastácio do prefeito Nildo Alves –que teve até aqui um caso confirmado e montou barreiras sanitárias também em seu território– também é destacada pelo prefeito. Ribeiro apontou, porém, que apesar de uma parcela da população ser dedicada ao enfrentamento à pandemia, “uma parte não colabora: fazem festinha e enchem os bares. Só que, como ainda temos conseguido zero casos, não há como se exigir muito”.
 
Para o prefeito de Aquidauana, tais pessoas só devem se conscientizar se surgirem casos. Mas, para que isso não ocorra, medidas como o toque de recolher das 23h às 5h e a limitação do funcionamento do comércio das 8h às 16h seguem em vigor, a fim de reduzir a circulação de pessoas nas ruas e, consequentemente, a possibilidade de contaminação.
 


› FONTE: Com informações Midiamax