Neste domingo (05), a Saúde de Aquidauana não registrou novos casos de coronavírus. A cidade permanece com os 3 casos já positivos e divulgados anteriormente: mulher, 42 anos; bebê, 04 meses; mulher, 28 anos.
A Vigilância Epidemiológica Municipal encaminhou mais 10 amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) para teste de coronavírus, totalizando 45 amostras aguardando teste e resultado.
Aos casos suspeitos, com amostras em análise, a Vigilância Epidemiológica Municipal recomenda isolamento domiciliar.
Para toda a comunidade fica o alerta: intensifiquem os cuidados de prevenção, usem máscaras em todos os lugares e o tempo todo; lavem as mãos com água e sabão constantemente; usem álcool 70º; higienize bem ambientes; não compartilhem tereré e chimarrão; evitem aglomeração; saia de casa somente em caso de necessidade; evitem viajar e receber visitas.
Neste período Aquidauana teve a confirmação de 6 casos, sendo que 3 estão recuperados.
O governo do Mato Grosso do Sul anunciou neste domingo (5), que pretende aumentar o número de testagens do novo coronavírus de 600 para mil por dia.
A intenção foi comunicada pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende (PSDB), no boletim da COVID-19, nesta manhã.
O secretário observou que houve um grande aumento da demanda por testes´principalmente em Campo Grande, onde 71% dos leitos de UTI disponibilizados pela rede pública já estão ocupados.
Ele afirmou também que o governo está trabalhando com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a disponibilização de novos kits, para atender as necessidades do Estado.