Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Para desafogar Lacen, Hemosul passa a fazer exame laboratorial de covid

Publicado em 07/07/2020 Editoria: Saúde


Hemosul vai auxiliar a reduzir número de amostras ainda em análise, hoje, de 2,3 mil no Lacen, mas não fará testagem em pacientes
 
A partir de amanhã (8), o Hemosul irá auxiliar o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) na testagem laboratorial para novo coronavírus (covid-19). O centro não fará coleta de sangue ou de qualquer outro tipo de amostra em pessoas.
 
A alta demanda nos locais de testagem foi divulgada em reportagem do Campo Grande News, em que o governo estadual divulgou que iria abrir mais vagas para atendimento de pessoas e, em consequência, de unidade de exames laboratorial para desafogar a demanda reprimida do Lacen.
 
Segundo assessoria, o objetivo é auxiliar o Lacen que tem 2.330 amostras em análise, conforme boletim divulgado ontem pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A alta demanda de serviço atrasa a divulgação de resultados e compromete a análise do cenário da covid-19 em Mato Grosso do Sul.
 
A partir de amanhã, o Hemosul passa a auxiliar nesse trabalho, realizando 200 testagens laboratoriais por dia. O Lacen já recebe apoio similar do laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
 
Estoque – o Hemosul também informa que está precisando de ajuda para repor estoque de sangue dos tipos O positivo e O negativo.
 
O Hemosul Coordenador, na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h.
 
Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul. 
 


› FONTE: Campo Grande News