Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Caso de coronavírus em aldeias de Aquidauana e Miranda é preocupante

Publicado em 16/07/2020 Editoria: Saúde


A Saúde de Aquidauana confirmou ontem mais 1 caso positivo de coronavírus. Desta vez trata-se de uma mulher indígena de 31 anos que apresentou sintomas gripais e procurou atendimento médico, sendo coletada amostra para RT-PCR (que não é teste rápido) e testou positivo para Covid-19.
 
A equipe da Saúde de Aquidauana informou a SESAI Secretaria Especial de Saúde Indígena sobre o caso positivo e ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), para sejam tomadas as medidas para impedir o avanço da doença em terra indígena.
 
Esses dois órgãos são responsáveis pela Saúde Indígena em MS, incluindo, as aldeias de Aquidauana e Miranda.
 
ONtem a noite a Rádio Kopenoti 102 confirmou que a Aldeia Ipegue está em isolamento total. A paciente confirmada é moradora da Vila São Francisco no Ipegue. Na manhã de hoje estava previsto a entrevista de um médico e do Cacique Dodó para orientar a comunidade indigena.
 
Em Miranda, na aldeia Moreira foram confirmados dois casos de contágio pelo coronavírus. A informação é de a paciente estava trabalhando em Sidrolândia e apresentou sintomas depois de voltar para a aldeia. O marido teria também testado positivo.
 
Na manhã desta quinta-feira foi decidido que o acesso a Aldeia Moreira será fechado por 15 dias. Somente equipes da saúde terão acesso a comunidade que ficará em quarentena.
 
Em Aquidauana uma reunião de emergência deve ser realizada para debater o assunto e definir novas ações preventivas para evitar a real possibilidade de surto na região.
 
O fato de que a comunidade indigena faz parte do grupo de risco pela sua vulnerabilidade, também preocupa as autoridades de Miranda onde hoje é feriado em virtude do aniversário do municipio. 
 
Aquidauana deve realizar uma reunião de emergência visando a implantação de novas medidas de prevenção.
 
Em outros Estados do Brasil surtos em aldeias está gerando muita dor e sofrimento e também um alto numero de vidas ceifadas.