Equipes da Saúde de Aquidauana reforça time da SESAI nas aldeias
Publicado em 23/07/2020
Editoria: Saúde
Em manifestação em sua página na rede social, o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro confirmou que médicos e equipes de enfermagem já foram deslocados para atender as comunidades indígenas depois que a Secretaria Especial de Saúde Indígena solicitou apoio. "Eles já estão na área cuidando dos pacientes, orientando sobre medidas de prevenção e controle do coronavírus", escreveu.
Ontem o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse que apesar da saúde indígena ser de responsabilidade do governo federal, a prefeitura de Aquidauana e o Estado vão contribuir para "evitar uma explosão de casos de covid-19 nas aldeias".
O boletim epidemiológico desta quinta-feira (23) mostra a situação atualizada dos casos em Aquidauana. Foram confirmados 13 casos de contágio pelo coronavírus sendo 9 na área urbana e 4 adultos em aldeias.
Uma mulher de 42 anos, foi examinada pelo médico e recebeu alta do isolamento para retornar a rotina normal. No total são 113 casos confirmados; 4 óbitos e 11 pessoas já estão recuperadas.
Importante não descuidar, pois além de traiçoeira a doença é letal e no laboratório em Campo Grande (LACEN) ainda tem 297 amostras aguardando por resultado.
Em caso de qualquer sintoma o paciente deve procurar o Centro de Atendimento Sintomático Gripal (CASG), no Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana (CEM) na Rua Rua Álvaro Pontes - Entrada lateral do CEM de Aquidauana. O horário de atendimento é de segunda a domingo, das 7h às 17h.
Após esse horário o paciente deve procurar atendimento na Central de Triagem do Hospital Regional de Aquidauana.
Segue as mesmas recomendações:
Uso de mascara
Higiene das mãos
Distanciamento social