Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

COVID-19: MS tem 40 infectados por hora e 14 mortes em 1 dia

Publicado em 29/07/2020 Editoria: Saúde


Mato Grosso do Sul segue rumo ao pico da covid-19 e consequente colapso na rede de saúde. O segundo recorde do mês veio nesta quarta-feira (29), com 968 contaminados em 1 dia e 14 mortes desde ontem, apenas 3 sem nenhuma comorbidade relatada. 
 
São mais de 40 testes positivos em média por hora.
 
"Mas é bom esclarecer que, do recorde anterior, de 1.500 casos em 1 dia, foi acumulado de dias anteriores. O de hoje é realidade, porque agora os resultados dos testes saem no máximo em 72 horas", explicou o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende.
 
A maioria dos casos de infectados desta quarta-feira é de Campo Grande, que já soma 9.241 contaminados desde o início da pandemia. 
 
A Capital também bate recorde hoje, com 410 infectados em apenas 24 horas. A cidade ainda tem 2.602 testes pendentes, com resultados não enviados ao governo.
 
Em Campo Grande, desde ontem, cinco pessoas morreram: quatro mulheres, de 67, 78, 79 e 80 anos, e um homem, de 68 anos. Todas as vítimas possuíam pelo menos dois tipos de comorbidades que agravaram o quadro do coronavírus.
 
Mato Grosso do Sul está entre os 3 estados que mais avançam em número de mortes em julho. "Contra números não há argumento algum", reforçou Geraldo.
 
Reação - "Precisamos celebrar com urgência um acordo com prefeitos e secretários de Saúde nos município para, nos próximos dias, reverter essa situação. Principalmente, com o monitoramento de casos positivos e rastreamento de pessoas que tiveram contato com essas pessoas", comenta Geraldo Resende.
 
Aeronave do governo do Estado leva duas vezes por semana amostras coletadas para, até 72 horas ter em mãos o resultado dos exames para quebrar a corrente de transmissão do vírus.


› FONTE: Com informações Campo Grande News