Nesta quarta-feira, 29, Aquidauana registra 108 novos casos positivos de coronavírus.
Com a ação de testagem em massa, da comunidade indígena aldeada, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU), Governo do Estado e pela SESAI, está sendo possível identificar e atender as pessoas rapidamente, colocando em isolamento e, se necessário, conforme determinação médica, em internação hospitalar.
Os novos 108 casos positivos confirmados estão divididos em: 69 índios aldeados, 02 indígenas que não moram na aldeia, 35 pessoas da zona urbana de Aquidauana e 02 não indígenas, que residem em aldeia.
As equipes de saúde da Prefeitura e do Governo do Estado junto com a equipe da SESAI estão trabalhando dia e noite dentro das aldeias de Aquidauana, numa força-tarefa de atendimento médico e de enfermagem, de monitoramento dos casos suspeitos e positivos e de alerta aos moradores das aldeias para o cumprimento rigoroso do isolamento domiciliar, para ajudar a controlar e segurar a disseminação do vírus dentro das aldeias.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana alerta a população para evitar sair de casa, viajar e receber visitas, não compartilhar chimarrão, narguile e tereré, usar máscaras, higienizar constantemente os ambientes e lavar as mãos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana também alerta a todos que estiverem em isolamento, para que cumpram corretamente o tempo de quarentena, para evitar a proliferação do vírus entre as pessoas.
De acordo com as equipes de vigilância, infelizmente, ainda é grande o número de cidadãos que continuam transitando pelas ruas da cidade, aglomerando em filas, em aglomerações nas casas em festas, descumprindo as medidas de prevenção e isso contribui significativamente para o aumento da contaminação pelo coronavírus.
A Vigilância Epidemiológica Municipal informa que Aquidauana tem 17 pessoas já recuperadas da Covid-19, 437 amostras para teste de coronavírus no Lacen e ao todo 298 casos positivos, sendo 271 casos positivos ativos da Covid-19.
Das 271 pessoas positivas de coronavírus, 26 pessoas estão hospitalizadas, sendo 16 indígenas e 10 não indígenas, atendidos no Hospital Regional de Aquidauana e Hospital Funrural, em leitos clínicos. Aquidauana registra 10 óbitos.