SESAI respeita decisão do Governo de MS e da Prefeitura de Aquidauana e libera MSF
Publicado em 25/08/2020
Editoria: Saúde
O Secretário Especial de Saúde Indígena Robson Santos da Silva encaminhou ofício após deliberação com base na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas autorizando a entrada de equipes do MSF - Médicos Sem Fronteiras nas aldeias situadas no município de Aquidauana.
Na visão do Médicos Sem Fronteiras a contribuição da organização será mais relevante, graça ao trabalho prévio já realizado inclusive através de consultas com com diversas autoridades. "Detectamos dificuldades de acesso à saúde em diversas comunidades indígenas e recebemos pedidos de ajuda vindos de suas lideranças", afirmou o MSF.
A proposta é atuar de forma flexível e coordenada com as autoridades locais. Vale também assinalar que a organização tem plena consciência da necessidade de evitar a expansão do contágio em territórios indígenas.
MSF possui rigorosos protocolos de prevenção e controle de infecções que vem aplicando com êxito durante seu trabalho de combate à COVID-19 em todo o mundo.
Tanto o prefeito Odilon Ribeiro quanto o Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende comemoram a decisão do Governo Federal em liberar o acesso do grupo às aldeias de Aquidauana para priorizar o atendimento dos indígenas.