Equipes da Saúde de Aquidauana estão atendendo famílias nas aldeias
Publicado em 25/08/2020
Editoria: Saúde
Ontem teve inicio mais uma semana de trabalho das 3 equipes médicas e de enfermagem, designadas pela Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU), para atender às famílias indígenas dentro das aldeias.
Os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Prefeitura de Aquidauana trabalham nas aldeias, consultando e examinando os pacientes, fazendo as testagens para Covid-19, prescrevendo e entregando a medicação para Covid-19 conforme a orientação médica e, com apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e dos agentes de saúde indígena, orientam a comunidade indígena sobre o cumprimento correto do isolamento domiciliar e distanciamento social.
Nos últimos 08 dias, os números de casos positivos dentro das aldeias de Aquidauana estabilizaram, conforme dados dos Boletins Epidemiológicos Municipais da SESAU.
De 17 a 24/08, foram contabilizados nas aldeias aquidauanenses 102 novos positivos e na zona urbana de Aquidauana, no mesmo período, 129 pessoas contaminadas por Covid-19.
No entanto, a Vigilância Epidemiológica Municipal alerta que não é momento de ‘baixar a guarda’, há ainda um grande número de pessoas positivas em cumprimento do prazo de isolamento nas aldeias e, o cuidado, precisa ser redobrado pela comunidade indígena, em especial, quem possui comorbidades, dentre elas, hipertensão e diabetes.
APOIO MÉDICO - Nos dias 29 e 30 de agosto, as equipes de Saúde do Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Força Aérea), junto com a SESAI, atenderão nas aldeias de Aquidauana: Bananal, Água Branca, Imbirissu, Lagoinha Morrinho, Ipegue e Colônia Nova.
Esses atendimentos com as equipes das Forças Armadas, serão um reforço primordial para ampliar as consultas médicas e testagem dos indígenas.