Ação interministerial leva atendimento médico para indígenas de MS
Publicado em 27/08/2020
Editoria: Saúde
Fotos divulgação Forças Armadas
Os profissionais da Missão Miranda iniciaram os atendimentos de saúde na terça-feira (25), nas aldeias Moreira e Passarinho, no município de Miranda, em Mato Grosso do Sul.
Eles integram ação desencadeada pelos Ministérios da Defesa e da Saúde, em apoio à população indígena. Ao todo, 543 atendimentos foram realizados pelos militares das três Forças Armadas. A equipe é composta por clínicos gerais, ginecologistas-obstetras, infectologista, além de enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Além dos atendimentos especializados, foram ministradas orientações para a prevenção da Covid-19, tais como a maneira correta de higienização das mãos e do uso de máscaras, como deve ser feito o isolamento domiciliar e as formas de transmissão da doença, entre outros.
Na Aldeia Moreira, Nicolas, de 9 anos, da Etnia Terena, recebeu atendimento médico pela manhã e, na parte da tarde, voltou ao local onde estão sendo realizadas as ações, com desenhos, para presentear os militares. “Foi uma surpresa emocionante e gratificante. Ele nos agradeceu por estarmos aqui e disse que sonha ser militar. Muito bom poder trazer saúde a esses irmãos e, ainda, servir de exemplo. Estamos nos doando nessa missão e não fazíamos ideia do quanto estamos acrescentando na vida deles”, disse a Tenente da Força Aérea Manuela Teixeira Batista, que foi homenageada pelo pequeno indígena.
A Missão Miranda, coordenada pelo Comando Conjunto Oeste, prossegue até 31 de agosto, quando serão visitadas mais de dez aldeias da região.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
› FONTE: Maristella Marszalek MD