Aquidauana mantem vigilância e visita pacientes positivados por COVID-19
Publicado em 01/09/2020
Editoria: Saúde
SAÚDE, PM e BOMBEIROS realizam mais de 2 mil visitas aos positivos e reforçam o cumprimento do isolamento para conter a Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana por meio Vigilância Epidemiológica e com militares do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros e do 7º Batalhão da Polícia Militar estão diariamente realizando as rondas de monitoramento e fiscalização das medidas de isolamento domiciliar dos casos positivos de coronavírus no município de Aquidauana.
Conforme relatório apresentado pela Vigilância Epidemiológica à Comissão de Controle Sanitário do Governo do Estado de MS, de 25/07 a 02/08, foram realizadas 622 (seiscentos e vinte e duas) visitas e de 03/08 a 27/08 foram feitas 1384 (um mil trezentos e oitenta e quatro) visitas aos positivos, totalizando 2.006 visitas.
As rondas de fiscalização, na prática, são visitas em que os profissionais da vigilância epidemiológica e os militares conversam com os cidadãos positivos, reforçam as orientações quanto ao correto cumprimento do isolamento domiciliar, que é medida eficiente para ajudar a conter a transmissão da Covid-19.
Nas visitas, a equipe fiscaliza, mas, também, monitora e questiona se o paciente positivo está necessitando de algum atendimento específico das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, se estiver passando por necessidades em casa, para que as demais equipes da prefeitura possam fazer o atendimento assistencial necessário.
Dentre as dificuldades encontradas pelas equipes de monitoramento dos positivos, no início, os profissionais eram hostilizados por muitos cidadãos positivos, que não aceitavam o monitoramento de saúde. Outros, informavam os contatos telefônicos e endereços errados, para dificultar o monitoramento e fiscalização do isolamento domiciliar. Mas, com apoio e escolta dos militares dos bombeiros e da PM e com o passar dos dias, as dificuldades foram sendo sanadas.
Das 2.006 visitas, em três delas, a Vigilância Epidemiológica necessitou notificar 03 cidadãos positivos, por descumprimento do isolamento domiciliar. A notificação também foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, que por sua vez, abre um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o paciente e é encaminhado à Justiça.
A recomendação e protocolo do Ministério da Saúde é de que o paciente que for testado positivo de Covid-19 e que estiver em estado leve da doença, sem necessidade de atendimento hospitalar, que ele fique em isolamento domiciliar, para evitar contato com outras pessoas.
O isolamento domiciliar correto exige cuidados de saúde e higiene específicos dentro das casas, dentre eles: a separação de objetos pessoais, higienização constante do banheiro, com limpeza imediata logo após o uso; o paciente positivo deve permanecer isolado das demais pessoas da casa, de preferência em cômodos diferentes; e todos devem permanecer de máscara na casa.
DISQUE DENÚNCIA
Para DENÚNCIAS de aglomeração, de descumprimento do decreto municipal e de descumprimento do isolamento domiciliar de caso positivo, é possível denunciar no número: 67 - 99227-8795. Pode enviar foto, vídeo e sua mensagem ao denunciar. É preservado o anonimato! Esse número não recebe ligações, somente torpedo SMS e mensagens WhatsApp.
Conforme determina o Código Penal, no artigo 268, pode ser multado ou cumprir pena a pessoa que infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.