Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Após meses, taxa de letalidade sobe em MS com mais 15 mortes desde ontem

Publicado em 28/09/2020 Editoria: Saúde


Apesar do índice crescente, a taxa de contágio teve leve queda, assim como a média de infectados. Outro índice que piorou foi o de lotação de UTIs. Na Macrorregião de Campo Grande, são 78% de leitos ocupados.  A Capital voltou a ter a pior taxa entre as 4 macrorregiões do Estado.
 
Depois de dois meses de taxa de letalidade em 1,8%, o índice voltou a subir hoje (28) em Mato Grosso do Sul. Com mais 15 mortes desde ontem, 6 só na Capital, a taxa cresceu para 1,9%, apesar de segunda-feira ser tradicionalmente um dia de números baixos.
 
Também voltou a subir a média móvel de óbitos referentes aos últimos 7 dias. Depois de registrar a média de  12 na primeira semana de setembro, agora são 14,1 sepultamentos a cada 24 horas.
 
Outro município com número alto de óbitos desde ontem é Aquidauana, onde 4 moradores faleceram vítimas da covid-19. Também registraram mortes os municípios de Três Lagoas (2), Miranda (1), Dourados (1) e São Gabriel do Oeste (1)
 
Já em relação aos infectados, com mais 233 casos hoje, a média móvel caiu neste início de semana para 613,1 contaminados ao dia no Estado.
 
Outro índice que piorou foi o de lotação de UTIs. Na Macrorregião de Campo Grande, são 78% de leitos ocupados.  A Capital voltou a ter a pior taxa entre as 4 macrorregiões do Estado.
 
A Capital ultrapassou nesta segunda-feira a marca de 30 mil infectados, com mais 122 testes positivos.
 
Rastrear - Na tentativa de reduzir a taxa de contágio do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) lança hoje o programa “Rastrear”, em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).
 
Além de monitoramento dos casos confirmados, quem teve contato com eles também será acompanhado. É algo como no início da pandemia, mas de forma abrangente.
 
O modelo segue o que já deu certo na China. Pesquisa feita na cidade de Shenzhen, em Guangdong, comprovou que a taxa caiu para 0,4 com o uso do recurso de rastreio. O valor é bem abaixo do índice considerado adequado, que é 1.
 


› FONTE: Campo Grande News