Governo federal destina mais de 11 mil ventiladores pulmonares aos estados
Publicado em 29/10/2020
Editoria: Saúde
O Ministério da Saúde adquiriu neste mês de outubro mais de 11.600 ventiladores pulmonares para o combate da Covid-19. Os equipamentos estão sendo enviados aos estados e a responsabilidade de distribuí-los aos municípios e unidades de saúde é de de cada unidade da federação, conforme planejamento local.
Para isso, devem levar em conta a capacidade instalada da rede de assistência em saúde pública - principalmente nos locais onde a transmissão do novo vírus acontece em maior velocidade.
Todos os estados vão receber os aparelhos. Rio de Janeiro deverá receber o maior reforço, cerca de 1300 ventiladores pulmonares. Minas Gerais receberá 952 e Paraná 701.Continua depois da publicidade
Os equipamentos fazem parte de um legado do SUS para estados e municípios. Com a estrutura formada em razão do enfrentamento à doença, as unidades de saúde poderão criar leitos de UTI para atendimentos gerais, não somente para Covid-19. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 58.324 equipamentos às unidades da federação.
Além da compra dos equipamentos, a pasta já habilitou mais de 15 mil leitos de UTI em todo o Brasil para atendimento exclusivo a pacientes com coronavírus. Os custos dos investimentos podem ser acompanhados pela população no painel on-line criado para dar transparência às ações no combate à Covid-19.
› FONTE: De Brasilia