Hospital de Aquidauana esclarece postagem inverídica e difamatória
Publicado em 22/12/2020
Editoria: Saúde
Através desta Nota de Esclarecimento, a Diretoria do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz e a Gestão Municipal de Aquidauana, vem a público esclarecer sobre postagem inverídica de uma página anônima no Facebook nesta terça-feira, 22 de dezembro, referente a um paciente internado em nossa Unidade Hospitalar, causando extremo descontentamento e chateação por parte de nossa equipe médica.
Queremos esclarecer que, o paciente Juan Thalles Miranda dos Santos, após ser socorrido em uma casa noturna de Aquidauana, deu entrada no Hospital Regional na madrugada do dia 12 de dezembro, alcoolizado, com ferimento por arma branca em abdome superior.
Ele está sendo assistido pelo médico-cirurgião André Fraga Rueda e pelo médico Diogo Bossay e passou por procedimentos cirúrgicos em abdome e tórax nos últimos dias, decorrentes do ferimento desferido e encontra-se estável. Juan está em uso de antibióticos para controle infeccioso, urinando e alimentando-se normalmente. Não há necessidade de transferência para Campo Grande, pois nossa Unidade Hospitalar conta com competentes cirurgiões, como o Dr. André.
Ressalta-se que o paciente apresenta vômitos eventuais, que são esperados no pós-operatório e ao uso de vários medicamentos, sem características anormais. É mentirosa a informação de que este paciente apresenta vômitos fecaloides (vômitos com fezes).
A Secretária Municipal de Saúde Cláudia Franco Fernandes, junto com a enfermeira Juliana Miranda, o médico André Rueda e o assistente social Paulo Roberto, conversaram com Juan e com seu padrastro Paulo, tranquilizando que o paciente está bem assistido e não corre risco, porém com uma recuperação delicada, devido ao ferimento causado pela arma branca.
É lamentável que se aproveitem da fragilidade de uma família para se autopromover nas redes sociais, sem ao menos consultar o Hospital Regional, visto que tal comportamento é somente no intuito de ataques com informações errôneas e não de informar a população corretamente. Nada impede de se noticiar assuntos relacionados a nossa Unidade Hospitalar, mas desde que seja feita com imparcialidade, pois ao contrário disso, fere a ética do jornalismo. Atitude desta página que prejudica em demasia o próprio município de Aquidauana, "noticiando" de forma inverídica o fato, causando um clima de pânico neste momento de pandemia.
Reiteramos que somos a favor da liberdade de expressão, desde que ela seja exercida com responsabilidade e transparência, o que não ocorreu nesta situação, já que em nenhum momento o Hospital foi questionado, a Secretaria Municipal de Saúde foi questionada e muito menos nossa Assessoria Jurídica.
Se quer ser "imprensa" local, que esclareça a verdade e comprove o que foi citado no referido post, pois vem a público falar do estado de saúde de uma pessoa, porém não prova o que escreveu. Consideramos grave o fato apresentar um texto baseado em apuração leviana e deficiente, já que o próprio paciente Juan Thalles, que está consciente e orientado, disse a equipe médica que desconhecia tal publicação.
O desacato portanto, não se restringe ao Hospital Regional Dr. Estácio Muniz e a Gestão Municipal, mas se estende a população, por macular o direito ao acesso à informação brasileira, garantido pela Constituição Brasileira. Providências já foram tomadas pela Assessoria Jurídica, onde a referida página terá que comprovar com materialidade sobre o estado de saúde do paciente e as condições do Hospital, mencionados em tal publicação.
Hospital Regional Estácio Muniz
Aquidauana, MS 22 de dezembro de 2020
NR: Juan Thalles Miranda dos Santos foi vitima de esfaqueamento na madrugada de sábado (12) em uma boate de Aquidauana e foi atendido através do Pronto Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz onde após cirurgia permanece internado, em estado que inspira cuidados.
› FONTE: Assessoria